Desde o verão que era dado como certo o regresso de "Joker" para uma sequela e até já se sabia que Lady Gaga seria uma das protagonistas da história. O que ainda não havia era imagens nem grandes pormenores sobre a nova história que irá dar continuidade à vida da personagem que valeu a Joaquin Phoenix o Óscar de Melhor Ator em 2019. Até agora. Foi finalmente revelado o nome do filme que irá continuar a história de Joker, que se chamará "Joker: Folie à Deux" (Loucura a Dois), que voltará a ter a dupla de sucesso da história original: Todd Phillips volta à realização e Joaquin Phoenix volta a ser o protagonista. Mas há mais novidades.
A primeira imagem libertada pela produção mostra a figura de Phoenix, magro, com ar doente, deitado, com a cara cheia de espuma de barbear, enquanto aguarda que o barbeiro lhe faça a barba. Tal como no primeiro filme, "Joker: Folie à Deux" irá abordar sempre como pano de fundo a questão da saúde mental. O título não é, por isso, inocente. "Folie à Deux" é um termo médico que define uma desordem mental que afeta dois ou mais indivíduos em simultâneo, geralmente pessoas muito próximas ou membros de um mesmo núcleo familiar".
E quem será esta segunda personagem? Já se sabe. Desta vez, Joker irá ter a companhia da sua companheira, a perturbada Harley Quinn. A atriz escolhida para o papel, já se sabia, é Lady Gaga. Haverá uma razão para isto: o filme deverá posicionar-se como um drama musical, com as personagens a interpretarem algumas canções. Recorde-se que Phoenix é também ele um ator com jeito para a música e foi mesmo ele a dar voz a todos os temas de "Walk The Line" (James Mangold, 2005), o filme que conta a história da vida de Johny Cash e que lhe valeu uma nomeação para o Óscar de Melhor Ator.
O realizador Todd Phillips foi um dos produtores responsáveis pela contratação de Lady Gaga para o mega-sucesso "Assim Nasce Uma Estrela" (Bradley Cooper, 2018), em que foi nomeada para o Óscar de Melhor Atriz, e está agora a dirigi-la pela primeira vez na sequela de Joker.
Quando estreou, em 2019, "Joker" não foi pensado para ser uma trilogia, nem sequer ter qualquer tipo de continuação. Mas o sucesso estrondoso de bilheteira fez os produtores mudarem de ideias. O filme custou um total de 55 milhões de dólares e rendeu, a nível global, 1,4 mil milhões em receitas de bilheteira, um dos mais lucrativos de sempre.
A estreia de "Joker: Folie à Deux" está prevista para 4 de Outubro de 2024.