A partir da sede da televisão polaca pela TVP, em Varsóvia, será transmitido este domingo, 27 de março, um concerto solidário de apoio à Ucrânia, há mais de um mês sob ataque das tropas russas. Save Ukraine é o nome do espetáculo que vai juntar artistas de todo o mundo, incluindo o português Salvador Sobral.
Noutras ocasiões, a voz de "Amar Pelos Dois", tema que venceu o Festival Eurovisão da Canção em 2017, em Kiev, já cantou para dar apoio ao povo ucraniano e agora volta a fazê-lo nesta Maratona Internacional de Concertos Solidários ao lado de nomes bem conhecidos no mundo da música.
É o caso da banda Imagine Dragons, assim como Nothing But Thieves, Fatboy Slim, Craig David, Brainstorm e a israelita Netta (que venceu o Festival da Eurovisão 2018, ano seguinte à vitória de Salvador Sobral).
Além destes artistas, o evento contará com a participação de ativistas cívicos, líderes de opinião, atores, atletas e voluntários de todo o mundo durante a emissão que será transmitida ao mesmo tempo por todo o mundo.
O concerto vai ser transmitido domingo às 16h30 (hora de Lisboa) em canais e plataformas de televisão ucranianas, plataformas de televisão online Volia, canais de televisão de cerca de 20 países da Europa e do mundo, plataformas de streaming, redes sociais e canais de YouTube (1+1 e do 1+1 Internacional, ICTV Ukraine, Inter+, Ukraine24).
A Maratona Internacional de Concertos Solidários partiu da ideia do Festival Atlas e da Kyivstar e vai espalhar as hashtags #StopWar, #stoprussia, #NoFlyZoneUA, #CloseTheSky e #StandWithUkraine como forma de protesto sobre a invasão russa com o fim de conquistar o território ucraniano e apelo à rápida cessação do conflito.
"Afinal, o nosso país está a proteger toda a Europa do Putin. Precisamos de uma zona de interdição do espaço aéreo sobre a Ucrânia – o encerrar os céus, assim como suspender as armas. Salvará vidas de muitas pessoas inocentes. Portanto, as mensagens #CloseTheSky e #NoFlyZoneUA devem ser ouvidas pelo mundo", refere em comunicado Oleksandr Tkachenko, Ministro da Cultura e Política de Informação da Ucrânia.
Durante as duas horas de emissão e também depois, serão angariados fundos para a Ucrânia.