"Não sei porque é que têm tanto medo das nossas mamas? Sem elas não haveria Humanidade nem haveria beleza", canta Rigoberta Bandini (nome artístico de Paula Ribó), segurando uma mama na mão, ocultada por um fato cor de pele, em que sobressaem os mamilos.

"Ay mamá" é uma das favoritas à vitória do Benidorm Fest, o certame de música organizado pela TVE e que vai eleger qual a representante de Espanha no Festival Eurovisão da Canção, em maio. É um hino de elogio às mulheres, à maternidade e, quebrando com a tradição conservadora e aborrecida das prestações eurovisivas espanholas dos últimos anos, tem risco e excentricidade.

"Mamã, paremos a cidade, tirando um peito para fora, puro estilo de Lacroix", canta a artista de 31 anos, natural de Barcelona. O apogeu da atuação acontece quando, em palco, surge um globo terrestre em forma de mama. Mas este não é um mero elemento do cenário. Tetamundi, assim foi nomeada, é uma peça de design, criada em 2016 pela catalã Marina Salazar.

Em declarações ao "El Pais", a criadora explica que nunca esperou ver uma das suas criações com aquele tamanho (Tetamundi tem três metros) e conta que a inspiração surgiu do mito grego da origem da Via Láctea, que teria surgido de um jorro de leite dos seios da deus Hera.

Eurovisão 2022. Já se sabe em que cidade italiana vai ser o próximo festival
Eurovisão 2022. Já se sabe em que cidade italiana vai ser o próximo festival
Ver artigo

Na recta final da atuação, Rigoberta e os bailarinos que a acompanham despem as roupas brancas e ficam a usar apenas fatos cor de pele. São também visíveis os mamilos da cantora, um protesto claro contra as regras de censura das redes sociais, que bloqueiam imagens onde esta parte do corpo feminino surge a descoberto, não fazendo o mesmo quando se tratam de homens.

Na segunda semifinal do Benidorm Fest, que se realizou esta sexta-feira, Rigoberta Bandini foi a vencedora, tendo conquistado tanto a votação do júri como do público. Mas Rigoberta Bandini não está sozinha na corrida pelo lugar na final da Eurovisão. A outra favorita é "Terra", das galegas Tanxugueiras. Apesar de terem ficado no final da tabela das escolhas do júri da TVE, a votação massiva do público granjeou-lhes um lugar na final.

O grupo constituído por Sabela Maneiro, Aida Tarrío e Olaia Maneiro canta em galego, uma das línguas oficiais do país vizinho e que, partilhando as mesmas raízes com o Português, em muito se assemelha à língua de Camões.

A final do Benidorm Fest acontece este sábado, 29 de janeiro, e pode ser vista em direto através da plataforma RTVE Play ou no canal de Youtube RTVE Musica.

A vencedora do Benidorm Fest vai representar Espanha na final do Festival Eurovisão da Canção, que acontece em maio, em Turim, Itália. Por cá, os portugueses terão de esperar até março para escolher quem vai representar as cores lusas na Eurovisão. O Festival da Canção acontece a 5, 7 e 12 de março e pode ver as 20 canções a concurso aqui.