São muitos os desafios no que diz respeito à maternidade. Uns mais fáceis do que outros, e outros que temos tendência a complicar, mas que podem ter soluções bem mais simples do que se imagina.
Quando chega a hora de ensinar os filhos a calçar os sapatos sozinhos, não só se tem de treinar a parte motora, como explicar qual o sapato para cada pé. E esse pode ser o processo mais lento. A não ser que se use esta técnica.
Um autocolante com o desenho de um animal cortado a meio e colado na palmilha de cada sapato é o suficiente para ajudar as crianças a perceberem qual o sapato da direita e qual o da esquerda. A marca Shoezooz criou uma série de autocolantes com desenhos de vários animais que fazem com que, de forma intuitiva, as crianças juntem o lado da cabeça do animal ao lado do corpo, como um puzzle, e que, dessa forma, coloque os sapatos de forma correta. Estes stickers estão à venda na Amazon.
Mas esta não é a única forma. Desenhar setas com um marcador permanente apontadas uma para a outra ou desenhar duas caras viradas uma para a outra, também pode ajudar os miúdos a perceber a orientação dos sapatos.
Estas técnicas são simples, umas mais baratas do que as outras, e nenhuma implica que a criança saiba ler, o que facilita, visto que normalmente aprendem a calçar-se ainda antes de saber ler.