Mafalda Patrício não passa despercebida no que diz respeito às fashionistas portuguesas. Foi das primeiras em Portugal a aliar-se a marcas de luxo e, mais recentemente, com o fenómeno da estética portuguese girlie, tornou-se num nome ainda mais sonante do meio. Agora, celebra mais uma conquista, já que é a única portuguesa a representar a Springfield na sua mais recente campanha internacional da nova coleção de outono/inverno.

"Acho que acaba sempre por ser uma coisa boa, independentemente da marca, quando somos a única pessoa do nosso País a fazer uma campanha", afirma Mafalda Patrício, em entrevista à MAGG, referindo-se ao orgulho de representar Portugal a nível internacional. Este sentimento é mais do que natural para alguém cuja carreira tem sido marcada por colaborações com marcas luxuosas, mas que não deixa de abraçar etiquetas com um alcance mais vasto.

A par disto, a influenciadora explica que, embora esteja fortemente ligada ao mercado de luxo, vê a sua participação neste projeto da Springfield como uma oportunidade de mostrar a sua versatilidade – afinal, não havia melhor oportunidade do que esta para isso. É que "Versatile life, versatile style" (algo como "vida versátil, estilo versátil", em português) é precisamente o mote da campanha.

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o créditos: Divulgação

"Às vezes, não dá para fazer só luxo. Portanto, acabamos por ter de tomar decisões, fazer escolhas e trabalhar com marcas que estão ao nível da maior parte das pessoas, que são acessíveis", afiança, dando a entender que o acesso à moda não deve ser restrito. Trocado por miúdos, Mafalda Patrício acredita que parte do seu papel como influenciadora também passa por mostrar que é possível criar looks estilosos com peças que todos podem ter no armário.

A versatilidade também é uma palavra que define o seu próprio estilo, que acaba por ser uma amálgama de várias influências. "Acho que tenho a capacidade de ir a cada um dos estilos buscar coisas com as quais me identifico e pôr todas num", frisa a fashionista, afirmando que também foi isso que procurou fazer na campanha. "Não queria que as pessoas olhassem e não me vissem ali", continua.

Por isso, decidiu que "manter a [sua] essência" era imperativo. Durante a produção, permaneceu fiel ao seu estilo pessoal e escolheu peças que podiam muito bem fazer parte do seu guarda-roupa do quotidiano. É o caso do boné ou do colete de malha, por exemplo, que são artigos frequentes nos seus looks – e essas peças, bem como todas as outras que compõem a coleção, já estão disponíveis nas lojas e no site oficial da marca.

Portuguese girlie: in ou out?

Uma das imagens de marca de Mafalda Patrício é o seu estilo inconfundível, que combina diferentes texturas, cores e padrões num look sempre eclético – o portuguese girlie, portanto. Este estilo, que tem vindo a ganhar popularidade nas redes sociais, é, para a influenciadora, algo que surge naturalmente. Afinal, já era portuguese girlie mesmo antes de o estilo ganhar este nome.

"Eu acho que me visto assim desde que me lembro. Aliás, eu trabalho com o Instagram desde 2017 e acho que tenho este estilo desde a minha adolescência", afirma. Tendências a que se foi rendendo no percurso à parte, diz ter começado a "definir um caminho para aí com 16, 17 anos", pelo que se tornou tão intrínseco de quem é que, mesmo com o surgimento de novas tendências, não sente necessidade de mudar.

Uma coisa é certa: este estilo é a fusão perfeita elegância e diversão, uma mistura que considera fazer todo o sentido em todos os campos da sua vida, do guarda-roupa à decoração da sua casa. E não descura que também é algo que consegue transmitir emoções positivas (a si e a quem a vê). "Sou uma pessoa, por norma, muito feliz e eu acho que um estilo eclético e cheio de cor acaba por transparecer uma felicidade nele próprio", frisa.

E desengane-se quem acha que não há regras, que o estilo resulta de uma tentativa forçada de fazer diferente ou que não tem ponta por onde se lhe pegue. Destacando que "tem sempre de haver uma certa elegância", já que não deixa "de ser uma senhora", Mafalda Patrício enfatiza que tenta sempre misturar elementos que, apesar de díspares, acabam por se complementar. "Por exemplo, se estiver com umas calças super baggy e uma camisa larga, vou pôr umas sabrinas, daquelas super elegantes, com uma carteira mais arranjada", revela.

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Tendo isto em conta, a influenciadora garante que a sua maneira de vestir não se deverá alterar para seguir tendências – o que, por outras palavras, significa que o portuguese girlie continuará a ser parte integrante da sua vida. "Tu falas no meu nome e as pessoas associam-me a isto. Eu não vou agora começar a vestir-me de branco e preto, não faz sentido", declara.

"Acho que quando o trabalho é feito em mancha é muito mais forte"

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o créditos: Instagram

A verdade é que o estilo portuguese girlie foi popularizado por um quinteto de peso: a par de Mafalda Patrício, também Vicky Montanari, Caetana Botelho Afonso, Rita Montezuma e Inês Isaías levaram esta estética além-fronteiras. Para a influenciadora, a união entre várias personalidades do mundo da moda não só reforça a imagem de cada uma, como também exalta a força do coletivo.

“Quando isto acontece, e eu não me querendo pôr em nenhum pedestal, tens duas hipóteses: ou te juntas ou não te juntas. E o facto de não te juntares parece-me um bocado mostrar uma superioridade que eu não tenho", afirma, deixando claro que não vê razão para se distanciar de colegas do setor. Por isso, valoriza as relações que solidificou neste sentido, que culminaram numa dinâmica poderosa.

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Frisando que "é ótimo ter amigas nesta área e a fazer as mesmas coisas", a influenciadora acredita que, ao trabalharem em conjunto, podem alcançar resultados mais significativos e um público mais amplo – prova disso é o facto de serem vistas nas Fashion Weeks espalhadas pelo mundo e fazerem muita tinta correr cada vez que isso acontece. É como se costuma dizer: a união faz a força.

Assim, apesar de não descurar a importância de "cada uma manter a sua individualidade", acredita que "só há benefícios a retirar" das proporções que o estilo portuguese girlie tomou. "Acho que quando o trabalho é feito em mancha é muito mais forte", remata a influenciadora.