Eu tenho uma teoria há já algum tempo: não há nenhuma mulher que fique excitada perante a visão de uma foto de um pénis (dick pics, como se diz na gíria), mesmo quando estas são enviadas de forma consentida. Mesmo quando são do nosso cônjuge. Até podemos achar graça, até podemos sentir-nos lisonjeadas por recebermos uma imagem de um falo ereto, até podemos usar essa mesma imagem para fazer uma avaliação do membro (caso pertença a um indivíduo com quem ainda não houve contacto sexual direto). Mas ficar excitadas, fisicamente excitadas? Não. E vou mais longe! Uma mulher que diz que fica excitada perante a visão de uma dick pic está a mentir. É uma mentirinha sem consequências de maior, mas é uma mentira.

Alguém que dê um abracinho à deputada municipal Sofia Vala Rocha. Ela está a precisar
Alguém que dê um abracinho à deputada municipal Sofia Vala Rocha. Ela está a precisar
Ver artigo

Para testar esta teoria, recorri à melhor empresa de sondagens do mercado para estes temas, ou seja, o meu Instagram. E as respostas foram ao encontro da minha teoria. À pergunta "meninas, fotos de [inserir emoji de uma beringela, que simboliza o pénis] excitam-vos?", uns retumbantes 92% (1557 votos) responderam "não". Ou seja, apenas 8% das inquiridas (136 votos) disseram que 'sim', olhar para um pénis ereto as deixa fisicamente entusiasmadas. Depois, e porque não queríamos alienar o público masculino desta grandiosa sondagem, fomos saber a opinião deles. À pergunta "meninos, acham que ficamos excitadas com dick pics?", houve muito menos respostas (também tenho menos seguidores masculinos). Ainda assim, os resultados também batem certo com a minha teoria. 19% (101 votos) respondeu "sim", 64% (336 votos) respondeu "não" e 17% (88 votos) surpreendentemente (ou no gozo) escolheu a opção "não quero saber, mando à mesma".

Não falo em nome das outras mulheres e também sei que o meu à vontade com estes temas não é transversal. Respeito isso, nem toda a gente tem de andar por aí a falar sobre sexo, sexting, aplicações de encontros e afins. Mas acho que há temas que têm de ser discutidos e sobre os quais nós, mulheres, temos de começar a abrir a boca e a tomar posição. Sinto que, muitas vezes, cedemos em determinados aspectos para só agradar ao sexo masculino. Seja na receção de uma simples foto de um pénis, seja em determinada posição sexual que nem nos agrada muito mas acabamos por fazer porque "ele gosta", seja em coisas mais graves como fazer sexo quando não há desejo sexual, ceder a fantasias como sexo a três, aceitar algum tipo de relação aberta (muitas vezes só para um lado) quando esse não é o modelo de relacionamento que procuramos. E, atenção, não tenho absolutamente nada contra as relações abertas, relações não-monogâmicas ou qualquer tipo de modelo de relacionamento emocional e / ou sexual que não vá ao encontro dos cânones ditos tradicionais. O que acho é que, na voragem de acompanhar tendências ou de querermos parecer moderninhas, muitas vezes atropelamos os nossos desejos e aquilo que realmente queremos.

Esta sondagem revela outro aspecto, esse sim perturbador: o envio não solicitado de imagens íntimas. Deve haver, em 2023, poucas mulheres que não tenham recebido, pelo menos uma vez, através de uma aplicação ou das redes sociais, uma dick pic não solicitada. Às vezes, nem sequer há contexto. Abrimos uma mensagem e - pumbas! - lá está um tarolo. O pénis, infelizmente, ainda continua a ser o epicentro, o princípio e o fim, da relação física heterossexual, por muito que nos esforcemos por explicar que masturbação, estimulação oral e manual, são igualmente satisfatórias. Tudo vai dar - infelizmente - ao pénis e, nós, mulheres, temos a nossa quota parte de culpa por, mesmo que inconscientemente, avaliarmos um homem consoante o tamanho do pénis e a sua capacidade de o manter erecto (quando já devíamos ter ultrapassado essa fase há muito). Esta falta de comunicação, o facto de não gritarmos bem alto aquilo que queremos, o que não queremos, como gostamos ou não de fazer sexo, de não nos masturbarmos o suficiente ou não o fazermos só para nós faz com que alguns homens (que, honestamente, andam tão ou mais perdidos nestas mudanças de relações de poder - porque sexo é poder) continuem a achar que o que têm entre as pernas é o Manjar dos Céus, o Maná Supremo, a mais bela criação de Deus, e que o envio de retratos do dito cujo é como a distribuição de santinhos à porta da missa. E não é. É só um pénis. E mesmo os bonitos nem sequer são assim tão bonitos.

Em agosto, Raquel Costa, diretora-executiva da MAGG, escreve 4 parágrafos sobre os temas do dia (e os intemporais)