Quando se trata de um tema como a higiene pessoal cada um tem a sua opinião (ou melhor, hábito), porque se trata de algo que depende de vários fatores. As pessoas não só têm distintos estilos de vida e culturas, como também diferentes tipos de pele.  

Após a polémica discussão entre Uicãa e Doina do reality show da SIC “Casados à Primeira Vista” – onde o brasileiro criticou a moldava por não tomar banho uma segunda vez à noite , a MAGG decidiu falar com especialistas em Dermatologia para obter respostas. 

Dr. Luís Uva, dermatologista, diretor clínico da Personal Derma
créditos: Dr. Luís Uva, dermatologista, diretor clínico da Personal Derma, Lisboa

O dermatologista e diretor clínico da Personal Derma, em Lisboa, Luís Uva, garante que se deve tomar banho apenas uma vez por dia e que é fundamental saber a forma como a limpeza deve ser feita. “Depende muito do tipo de pele, mas não a devemos secar demasiado e é isso que acontece se tivermos no duche com água quente durante meia hora”, esclarece. 

Acha que sabe tudo sobre a higiene íntima vaginal? Faça o teste e veja se é surpreendido
Acha que sabe tudo sobre a higiene íntima vaginal? Faça o teste e veja se é surpreendido
Ver artigo

Embora a questão da higiene pessoal seja algo muito cultural, “cientificamente é errado tomar dois banhos por dia”, sublinha o especialista.  A pele é o maior órgão do corpo humano com três camadas, hierarquizadas por nível de profundidade: a epiderme, a derme e a hipoderme. Luís Uva explica que há uma camada protetora lipídica que ao ser exposta a muita água quente, num longo período de tempo, acaba por desaparecer e, consequentemente, a pele fica seca e desprotegida. 

“Não devemos molhar a pele com água muito quente, a torneira é para fechar enquanto estamos a tomar o banho efetivamente, e devemos escolher um óleo de banho adequado, que hidrate a nossa pele, uma vez que muitas pessoas não mete creme após a limpeza”, aconselha. 

Dra Ana Moreira, dermatologista na Allure Clinic, Porto
créditos: Dra. Ana Moreira, dermatologista na Allure Clinic, Porto

De acordo com Ana Moreira, dermatologista na Allure Clinic, no Porto, a pele tem a capacidade de renovação rápida e tomar banho promove esse processo. "Depositam-se na pele restos de poluição e poeiras que devem ser limpas diariamente com água morna, em banhos não muito prolongados, para que não se agrida e seque a pele", afirma a especialista acrescentado um alerta:

"Quem já tem a pele seca ou mesmo patologia não deve usar produtos que façam muito sabão, como é o caso dos sabonetes, em vez disso devem usar os óleos que deslapidam menos a pele e, por isso, são mais seguros". 

Utilizar um creme emoliente (hidrante e reparador da oleosidade da pele) "é praticamente obrigatório para quem tem a pele seca", avisa a especialista, ressalvando que é aconselhável todas as pessoas fazerem uma hidratação após o banho. "Para contrariar a secura que o banho pode originar, após secagem com uma toalha a pele está húmida – o que é excelente para a absorção –, sendo o momento ideal para a hidratar", constata.

Higiene íntima. Como a Lactacyd está ao lado das mulheres em todos os momentos há mais de 60 anos
Higiene íntima. Como a Lactacyd está ao lado das mulheres em todos os momentos há mais de 60 anos
Ver artigo

No caso das pessoas que fazem muita atividade por dia, como por exemplo os atletas, Luís Uva explica que "tem de haver sensatez, uma adaptação da rotina diária, porque não devem tomar dois banhos por dia”. Contudo, o dermatologista não descarta a possibilidade, caso seja mesmo necessário, de haver uma alternativa de limpeza recorrendo, por exemplo, ao bidé. “Fica à imaginação pessoal de cada um como quer fazer a sua higiene, mas não se deve deixar de ter em atenção a proteção da pele”. 

Ana Moreira segue a mesma linha do colega e considera: "A higiene por áreas acaba por ser benéfica, porque evita que seja necessário um banho completo que vai secar mais a pele. No entanto, no caso dos atletas, se for necessário tomar outro banho diário é mesmo fundamental que haja hidratação para compensar a secura causada pelo banho".

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.