Se já está a pensar em perder quilos para estar no seu peso ideal o mais rapidamente possível, talvez queira conhecer o trabalho de Tiago Reis Silva, o personal trainer luso brasileiro que ajuda diariamente na perda de peso saudável, através do seu próprio método, que assenta na junção de três áreas: Exercício Físico, Nutrição e Psicologia.

Falámos com o profissional, que tem mais de 200 mil seguidores no Instagram, para conhecer a sua jornada profissional. 

Fez-se mais exercício em 2021. Secretário de Estado do Desporto diz que “são dados animadores”
Fez-se mais exercício em 2021. Secretário de Estado do Desporto diz que “são dados animadores”
Ver artigo

“Costumo falar que eu uso um puzzle no meu trabalho com várias ferramentas e o treino é apenas uma delas. A pessoa pode ter o melhor treinador e espaço do mundo, mas se não tiver um acompanhamento não vai conseguir. O que faço é acompanhar os alunos diariamente para eu conseguir tornar os seus hábitos saudáveis, através da disciplina”, explica. 

Formado em Educação Física pela Universidade Lusófona e com vários cursos de formação, entre os quais coach de Crossfit e de emagrecimento, Tiago, 36 anos, mora em Portugal há mais de uma década. É um ex-atleta de alta competição de surf, casado e pai de quatro crianças.

A paixão pelo exercício físico e empreendedorismo vem desde jovem

Tiago Reis Silva lembra que desde pequeno, como qualquer brasileiro do sul da Bahia, gostava de jogar à bola. Aos 13 anos descobriu o surf e, mais tarde, ao completar 19 anos, criou uma associação sem fins lucrativos deste desporto que lhe permitiu descobrir o seu propósito: ajudar pessoas através do exercício físico.

“Considero-me uma pessoa de sorte. Fundei a associação de surf sem fins lucrativos para apoiar atletas sem condições financeiras e foi, nessa altura, ao ver os olhos das pessoas e a sua gratidão, fazendo aquilo que eu gostava, que eu percebi o meu propósito”, lembra com emoção. 

Nessa época, por volta de 2003, Tiago começou a ter os primeiros contactos com o digital e tornou-se cada vez mais empreendedor para promover a sua iniciativa. Partilhava vídeos no Youtube e ia às rádios locais para gravar publicidade da associação de surf. 

Chegou a Portugal em 2009, porque queria tirar um curso na área do desporto e assim foi. Já enquanto coach, o seu percurso começou nos grandes ginásios de Portugal – Ritz Four Seasons, Holmes Place e Mega Craque, onde trabalhou e aprendeu durante oito anos, enquanto já dava treinos online: “Eu pensei que isso [o trabalho em ginásios] não era para mim. É muito redutor para um profissional que tem o poder de mudar a vida das pessoas, de salvar vidas. Nós somos parte da prevenção, por isso eu quis mais”, sublinha.

Em 2017, com vontade de continuar a explorar o digital, decidiu ser empreendedor e criar a sua própria marca “PT Tiago Reis Silva”, mudando a sua forma de trabalhar como personal trainer. Lançou o seu site e uma página de Instagram para partilhar treinos, vídeos motivacionais e desafios. 

Começou a ter notoriedade com o Fat Burn Program Challenge e o seu mercado tornou-se, aos poucos, global. Já conseguiu ajudar pessoas de diferentes idades e características a perderem, por exemplo, 44 quilos em 6 meses, 23 quilos em 11 meses e 18 quilos em 5 meses. 

“Eu já dava treinos online antes da pandemia e as pessoas diziam que não dava, que era chato. Quando veio a pandemia as pessoas foram obrigadas a treinar à distância e eu já estava pronto”, disse com orgulho.

“O segredo está no acompanhamento”

O coach tem a sua própria equipa — é responsável pelos treinos e depois tem uma nutricionista e uma psicóloga que ajudam com sessões online — e criou a sua própria plataforma exclusiva para os alunos que o acompanham. Por lá encontram treinos gravados e editados pelo próprio que podem utilizar durante a semana. Contudo, os alunos também exercitam presencialmente, uma vez por semana, com Tiago. 

“As pessoas sabem que eu entrego resultado pelo simples motivo de as acompanhar. E depois do programa eu ensino a continuarem. Eu não quero, e nunca me aconteceu, a pessoa voltar a ganhar peso. Eu ensino como deve seguir [para isso não acontecer]”, garante.

Tiago Reis Silva
Tiago Reis Silva a treinar com uma aluna presencialmente. créditos: Tiago Reis Silva

Para o personal trainer a pandemia veio aumentar os casos de obesidade e é sua missão inverter essa tendência, através daquilo que considera ser a chave do sucesso do seu método de treino o acompanhamento que a sua equipa faz, uma vez que considera: “Só treino puro e duro não faz a pessoa perder peso” e acrescenta que o seu “grande segredo” está na possibilidade dos alunos treinarem ao ar livre acompanhados ou então online, porque mesmo à distância o acompanhamento existe: 

“Os vídeos estão gravados, mas é obrigatório nós acompanharmos as pessoas. Eu, a nutricionista e a psicóloga temos de mandar mensagem sempre”, frisou.

Neste momento está a dedicar-se ao Fat Burn Program Detox que já vai na sua quinta edição. Abriu duas turmas de 50 alunos cada e ambas já esgotaram — o programa promete a perda de até quatro quilos numa semana e vai de 30 de Maio a 3 de Junho.

Seja de que modo for, o personal trainer garante que o acompanhamento é diário, de modo a ajudar na motivação dos alunos: “Se alguma coisa transcender os meus conhecimentos, a nutricionista e a psicóloga fazem sessões online para ajudar. Nós falamos todos diariamente. Tem de haver um compromisso e eu faço o planeamento do treino com os alunos”, conclui.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.