“Começo na próxima semana.” Quantas vezes é que já deu por si a pensar nesta frase? Criar novos hábitos saudáveis pode ser um processo complexo. A pensar nisso, a equipa da PronoKal, empresa especializada em saúde e bem-estar, sugere-lhe algumas dicas que podem ajudar a iniciar este processo.

Quer praticar mais exercício em 2022? Saiba o que fazer para não parar a meio
Quer praticar mais exercício em 2022? Saiba o que fazer para não parar a meio
Ver artigo

No fundo, estes conselhos passam por ajudar a fazer escolhas acertadas na sua relação com a alimentação e com a atividade física. E para tal, propomos que reveja alguns pontos.

Alimenta-se para estar bem nutrido ou por ansiedade, stress ou tristeza?

A comida é uma forma de prazer, não há lugar para dúvidas. Porém é importante perceber se: esta é a sua principal ou até mesmo única fonte de prazer? Está a abusar da comida de conforto? Se a resposta é sim, faça uma lista de outras três atividades que lhe dão este sentimento de alegria e satisfação.

Gosta de desenhar? Cuidar do jardim? Tirar fotografias? Reserve pelo menos 15 minutos, diariamente para uma destas atividades e permita-se a cuidar de si.

O que chama a sua atenção nas prateleiras do supermercado?

Compras bem feitas, ajudam numa alimentação correta. É cada vez mais frequente encontrarmos nos supermercados, centenas de opções rotuladas como light. Embora possa parecer tentador optar por este tipo de produtos quando queremos perder peso, a verdade é que muitos destes rótulos não são sinónimo de uma escolha adequada.

Veja os rótulos e perceba se não há, por exemplo, excesso de sódio ou de açúcar nos alimentos que quer comprar.

Sempre que puder, compre frutas e legumes da época e evite enchidos e alimentos ultraprocessados. Se tiver na dispensa alimentos nutritivos será sempre mais fácil alimentar-se bem.

Tem dificuldade em manter uma alimentação saudável quando vai a um restaurante?

Um dos principais erros que se comete no processo de perda de peso é achar que tem de passar a deixar de jantar fora, de estar com a família e os amigos para não cair em tentação. A alimentação não deve, nunca, estar associada a sentimentos de remorsos ou culpa ou trazer tristeza.

O truque, segundo a PronoKal, passa por fazer boas escolhas e evitar os excessos. Opte por pratos sem molhos e deixe de lado as entradas frias. Se decidir por consumir álcool, peça apenas um copo de vinho para acompanhar o prato principal. Para terminar a refeição, troque a sobremesa por um chá ou café.

Tem dúvidas sobre que tipo de prato deve escolher? Veja este exemplo de um prato bem equilibrado.

PronoKal

Tão importante quanto estar atento àquilo que come, é manter-se ativo e praticar algum exercício físico. Isto, claro, adaptando a atividade à sua condição física e aos seus objetivos.

Vamos a isto? Na hora de retomar os treinos.

Não deixe de lado o aquecimento

Antes de iniciar o treino, faça primeiro um aquecimento. A função deste processo é a de aumentar a temperatura do corpo e a circulação sanguínea nos músculos e tendões, melhorando a sua performance durante o treino e protegendo-o de possíveis lesões.

Escolha roupa e calçado confortáveis

É importante optar por um outfit confortável e que seja adaptado à atividade física que vai praticar — mas também é importante que não cause desgaste.

Escolha um calçado confortável, estável e flexível para amortizar o impacto do treino.

5 treinos de 20 minutos que vão ajudar a definir os glúteos até ao verão
5 treinos de 20 minutos que vão ajudar a definir os glúteos até ao verão
Ver artigo

Caso tenha pouco tempo para a prática de exercício físico, dê prioridade ao treino de pernas

Os especialistas em atividade física da PronoKal referem que os exercícios multiarticulares das pernas requerem maior consumo de calorias, uma vez que são um grande grupo muscular. Além disso, o aumento de massa muscular e força nas pernas vai ajudar a aumentar a taxa metabólica de repouso.

Para incentivar o regresso aos treinos, a PronoKal preparou uma sequência de exercícios que pode ser feita em 15 minutos e até mesmo em casa.

O desafio #EfeitoPronoKal: chegue à Páscoa com hábitos saudáveis na sua rotina.

A equipa PronoKal lançou o Desafio #EfeitoPronoKal que tem como objetivo fazer com que os portugueses cheguem à Semana Santa com hábitos mais equilibrados e saudáveis.

Para participar, só precisa de partilhar uma fotografia em que demonstre que está a trabalhar neste sentido, utilizando a hashtag #EfeitoPronoKal, seja exercício físico, um prato saudável ou uma pausa no trabalho para apreciar um bom café. A marca vai selecionar aleatoriamente um dos participantes deste desafio e oferecerá um kit de acessórios PronoKal. Saiba mais aqui.

Para além de adquirir hábitos saudáveis, gostava de eliminar o excesso de peso e chegar à Semana Santa em forma? Especializada na saúde, no bem-estar e na perda de peso de forma segura e eficaz, a equipa da PronoKal tem nos seus tratamentos, o Define, que ajuda em apenas 36 dias a eliminar até 5 quilos de gordura localizada, tonificar o corpo e diminuir a celulite.

Para mais informações, carregue aqui e preencha o formulário para falar diretamente com um dos membros da nossa equipa que o acompanhará ao longo do processo.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.