Em janeiro, entrámos num novo ano cheios de vontade de regressar ao ginásio e voltar a praticar exercício físico. Mas, por um motivo ou por outro, nem todos colocam as resoluções em prática logo no primeiro mês do novo ano e vão adiando mais umas quantas semanas.

Ainda assim, para quem tem como objetivo chegar ao verão com um corpo mais tonificado e saudável temos duas boas notícias: ainda vai mais do que a tempo e nunca é tarde para se começar.

Definir objetivos específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e com um prazo definido é o segredo para que nenhuma resolução seja deixada a meio — e com o exercício físico não é exceção.

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Para isso, Tiago Reis Silva, personal trainer com cerca de 16 anos de experiência, já tinha frisado à MAGG que é preciso fazer um planeamento consciente, definir horários e dias de treino tendo em conta a vida pessoal e profissional — e arranjar logo um plano B para, caso não consiga treinar no dia e hora que era suposto, treinar noutra altura.

"A pessoa tem de ser realista e definir quantas vezes consegue realmente treinar por semana, para não desmotivar", disse, aconselhando a que esse plano seja sempre escrito no telemóvel ou numa folha.

Assim, para que possa chegar ao verão mais saudável, é preciso que comece já a treinar e que não desista a meio. Treinar todos os grupos musculares é essencial, mas bem sabemos que o foco das mulheres está quase sempre nos glúteos e pernas e é esta a parte do grupo que mais pretendem treinar.

Para ajudar a definir os glúteos até ao verão, reunimos cinco treinos de 20 minutos com exercícios variados.

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