O ano passado ficámos rendidos às massas de cogumelos do Alho Francês, à bolonhesa de lentilhas da Melhor Amiga da Barbie, e ainda à Banoffee Pie da Sardinha Fora da Lata. Os nomes dos criadores são tão criativos quanto cativantes, tal como as receitas que conquistaram quem acompanhou a hashtag #SetembroSemCarnePt em 2019. Chegados a setembro e sem novos pratos, as pessoas ganharam consciência, mas perderam vergonha: pediram que a iniciativa voltasse em 2020.

#SetembroSemCarnePt. Há um movimento para o ajudar a deixar de comer carne (pelo menos durante 1 mês)
#SetembroSemCarnePt. Há um movimento para o ajudar a deixar de comer carne (pelo menos durante 1 mês)
Ver artigo

"No início de setembro, as pessoas começaram a partilhar memórias, a marcar-nos e a perguntar se não ia haver novamente. E nós ficámos um bocadinho nostálgicos. Tudo começou por uma partilha no nosso grupo #SetembroSemCarnePt, começámos a falar, e pensámos 'e se fizéssemos outra vez?'. Foi mais porque as pessoas queriam que nós voltássemos", conta a nutricionista Ana Isabel Monteiro, conhecida no Instagram como Laranja Lima Nutrição, uma das 14 envolvidas na iniciativa que este ano teve início apenas na segunda metade do mês de setembro.

"Este ano, com tudo o que se está a passar, nem sequer tínhamos pensado em voltar", refere a nutricionista, contudo, depois de tanto feedback positivo, não tiveram como aceitar o desafio.

O #SetembroSemCarnePt surgiu no ano passado com um motivo muito forte, os fogos na Amazónia, que serviram como prova viva de que todos podemos (ou devemos) mudar a nossa atitude perante o ambiente de forma a ter um impacto mais positivo no mundo. Começar pela alimentação foi o caminho para muitos dos que aderiram à hashtag.

"Percebemos que marcámos as pessoas e tivemos realmente algum impacto", diz Ana Isabel Monteiro, acrescentando que tiveram conhecimento de pessoas que conseguiram realmente reduzir a proteína animal, e até de quem se mesmo vegetariano após ter contacto com as receitas da iniciativa, que se tornaram como um hábito na rotina. "O ano passado tivemos o feedback de que a própria família também estava a aderir", acrescenta.

Apesar de os membros terem reduzido, são agora 14 em vez dos 15 da edição passada, uma vez que a nutricionista Mafalda Almeida não pode estar presente este ano, vieram novamente em força. É que a nova edição do #SetembroSemCarnePt não inclui apenas receitas. Também as há (e são de deixar já água na boca), mas a iniciativa começa com 14 dicas partilhadas nas histórias de Instagram de cada um dos membros à sua maneira.

É que além de chefs e nutricionistas, também há médicas de saúde pública, como Raquel Vareda AlvesMargarida Santos, que no que diz respeito às dicas, adaptaram-nas à sua área, sendo que uma vai falar do microondas e a perda de nutrientes e outra em suplementação na dieta vegetariana, respetivamente.

Testámos os hambúrgueres vegetarianos do mercado. Adivinha qual ficou em primeiro lugar?
Testámos os hambúrgueres vegetarianos do mercado. Adivinha qual ficou em primeiro lugar?
Ver artigo

Já Patrícia Rebelo, health coach, decidiu estrear a sua participação na iniciativa deste ano com dicas dedicadas ao tema "descomplicar a alimentação sem carne". Mas questão que se coloca é: porque é que haveria de ser complicado?

"A maior parte das pessoas que querem adotar uma alimentação mais à base de plantas ainda se questionam: 'Será que podemos continuar a ir jantar com os amigos?' ou 'como será um casamento?'. Eu, por exemplo, já fui mais para o centro do País a um restaurante tradicional, falei com as pessoas e prepararam-me um prato vegetal. Acima de tudo, acho que é termos uma abordagem mais leve e descomplicada. As coisas acabam por se fazer", explica Patrícia.

A The Juicy Edition, como se chama Patrícia no Instagram, abre o menu da carta do #SetembroSemCarnePt com uma receita de sopa de abóbora, cenoura, amêndoa sem desperdício — que será partilhada a 23 de setembro. Para mostrar que é fácil reduzir o consumo de peixe e carne, outra das opções da ementa é uma simples sandes de tofu sugerida por Oksana Zagoruy, do Instagram Dicas da Oksi.

setembro sem carne
créditos: Ana Isabel Monteiro

"Faço muito para mim e para o meu namorado aqui em casa e é uma receita muito fácil. Tanto pode ser comida em casa, como levada para o trabalho, para um piquenique, no verão ou inverno. Dá para aproveitar todo o tipo de legumes, qualquer tipo de pão, as pessoas fazem em 10 minutos e em principio vão gostar", explica Oksana sobre o porquê da receita escolhida, acrescentando que o facto de o tofu ser marinado faz com que o sabor seja parecido às receitas tradicionais.

Depois da sopa e da sandes prática, só falta um bolo para encerrar. Sim, é que os vegetarianos não comem só alface ou bowls com vegetais. Se achava que assim o era, então é porque ainda não ouviu falar do bolo de limão com cobertura de framboesa da Ana Isabel Monteiro, que será lançado a 21 de setembro.

Dia Mundial do Veganismo. Pedimos a três vegans para mostrarem as marmitas (e afinal não comem só alface)
Dia Mundial do Veganismo. Pedimos a três vegans para mostrarem as marmitas (e afinal não comem só alface)
Ver artigo

"Nós não queremos que sejam só receitas saudáveis. Queremos que sejam receitas com sabor. Acho que nenhum de nós é muito radicalista. O bolo, claro, é numa versão um bocadinho mais saudável, mas é um bolo, portanto é para ser comido com açúcar", diz de forma divertida a nutricionista.

Apresentámos apenas três receitas de cartaz, mas além destas há pratos como polenta de cogumelos (da nutricionista Bárbara Oliveira), legumes com "natas" no forno da (Vânia Ribeiro, da Made by Choices), e uns toques para os brunch de inverno como as coxinhas de cogumelos (da chef vegan Luísa Ferreira, a Sardinha Fora da Lata) ou a grãomelete (da bloguer Ana Gomes, A melhor Amiga da Barbie).

As dicas surgiram pela primeira vez, as receitas são novas, e qual será o futuro da hashtag #SetembroSemCarnePt? "Ainda não sabemos. Nós temos uma surpresa que depois vamos revelar. Mas foi interessante, porque nós criámos esta hashtag o ano passado e as pessoas foram continuando a utilizá-la", diz The Juicy Edition.

Para acompanhar o #SetembroSemCarnePt que decorre até ao fim do mês, basta estar atento a estas contas de Instagram.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.