A cerimónia de entrega de diplomas dos estudantes da Business Breakthrough University, em Tóquio, não aconteceu este ano como é costume, mas nem por isso deixou de ser realizada. A COVID-19 tem suscitado alguns improvisos e este é mais um deles: foram os robôs móveis chamados "Newme", onde estava instalado um tablet com ligação para a plataforma de vídeo-chamada Zoom, que subiram ao palco em vez dos estudantes a 28 de março.

A cerimónia aconteceu no Hotel Grand Palace em Chiyoda-ku, Tóquio, e apesar de não ter a presença da maioria dos estudantes (apenas quatro estiveram presentes) foi possível manter a distância de segurança entre o presidente da universidade, Omae Kenichi, e o diretor de administração de negócios globais, Shugo Yanaka, que planeou a cerimónia virtual.

COVID-19. Número de mortos em Espanha diminui e primeiro-ministro fala em "luz ao fundo do túnel"
COVID-19. Número de mortos em Espanha diminui e primeiro-ministro fala em "luz ao fundo do túnel"
Ver artigo

Uma vez que a pandemia também afetou o Japão — onde se registam atualmente 3 654 infetados e 85 mortos — esta foi a alternativa encontrada para que os alunos não deixassem de ser reconhecidos pelo percurso académico. Por isso, ligaram-se ao Zoom e através da tecnologia conseguiam controlar o rôbo que estava vestido a rigor para a cerimónia de graduação.

Quando chamado pelo presidente da universidade, o estudante avançava através do robô para o palco e recebia o diploma do presidente Omae Kenichi cara a cara — ou quase — através do tablet. Apesar do diferente formato da cerimónia, o presidente não deixou de fazer o discurso tradicional.

De acordo com o site "Business Insider" estes robôs também estão a ser usados para visitas a museus e outras atividades afetadas pelo vírus. Veja as fotos da cerimónia.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.