O “Masterchef Portugal” está de volta. O programa, que se estreou em 2011, junta candidatos a chef a cozinheiros de renome, para um programa onde o que interessa mais é a gastronomia. A RTP já tinha revelado, em agosto deste ano, quem seriam os jurados da nova edição, mas a data de estreia chega agora.
O concurso que coloca à prova a paixão pela cozinha regressa no próximo dia 18 de novembro, sábado. A Noélia Jerónimo, chefe do restaurante Noélia em Cabanas de Tavira, no Algarve, junta-se Miguel Rocha Vieira, que já conquistou três estrelas Michelin em três restaurantes diferentes e que gere agora o restaurante Anfíbio, em Lisboa, e o novato Diogo Rocha, chef do Mesa de Lemos, em Viseu, que também já ganhou uma estrela.
Pedro Pena Bastos, que foi jurado na edição passada de “Masterchef Portugal”, não ficou de fora do programa. O chef do Cura, restaurante do Ritz Four Seasons Lisbon (uma estrela Michelin), transita da edição para adultos para o "Masterchef Júnior", acompanhado por Óscar Geadas, chef do restaurante com estrela Michelin O Geadas, em Trás-os-Montes, que foi jurado na quinta edição, e por Teresa Colaço, vencedora do “Masterchef Portugal” em 2021.
“Estar de volta ao MasterChef é muito bom. É poder ajudar a realizar sonhos, conhecer pessoas novas. Deste MasterChef espero pessoas com talento, força de vontade e com vontade de viver esta aventura”, disse Noélia Jerónimo, em comunicado.
Esta será a sétima edição de “Masterchef Portugal”. A primeira edição, emitida em 2011 com apresentação de Sílvia Alberto, foi transmitida pela RTP, mas a segunda edição passou para a TVI, onde esteve durante vários anos com apresentação de Manuel Luís Goucha. Em 2020, o programa voltou para a o primeiro canal.
Na sexta edição do programa, em 2022, os jurados foram Noélia Jerónimo, Pedro Pena Bastos e Ricardo Costa. Ao longo dos anos, também Ljubomir Stanisic, Justa Nobre, José Cordeiro, Rui Paula e Nuno Bergonse desempenharam os papéis de jurados. A vencedora do último “Masterchef Portugal” foi a muçulmana Sahima Hajat, uma dona de casa que passou a vencedora do maior programa de culinária do mundo.