Mais uma edição de "Casados à Primeira Vista", mais looks de babar de Diana Chaves, participantes que parece que vão ao engano e pérolas que ficam marcadas na nossa cabeça (e as mães são sempre as melhores neste departamento). Este domingo, 27 de março — ainda antes de Will Smith dar um estalo em direto a Chris Rock, se quiserem situar no tempo —, a SIC estreou a terceira temporada do reality show mais romântico — mais ou menos, vá — da televisão portuguesa e assistimos a dois casamentos.

"Casados à Primeira Vista". Conheça os três primeiros casais do programa
"Casados à Primeira Vista". Conheça os três primeiros casais do programa
Ver artigo

Primeiras considerações? Diana Chaves está cada vez melhor no papel de apresentadora deste tipo de formatos e conduz tudo com uma leveza e simpatia que dá gosto de ver. O que é igualmente bom de ver são as escolhas de looks da apresentadora da SIC, dos mais casuais aos elegantes, que nos dão vontade de correr para o shopping e comprar tudo igual.

Diana Chaves BO
Diana Chaves com um look irreprensível créditos: SIC

Por outro lado, e mesmo à terceira vez, existem concorrentes que continuam sem perceber o conceito de casamento às cegas, e tudo o que isso implica. A sério, meus amigos, se dão assim tanta importância a que todos os vossos checks sejam assinalados a nível físico ainda antes de a pessoa com quem foram combinados abrir a boca, talvez seja melhor manterem-se fiéis ao velho método de conhecer pretendentes em bares ou através de amigos. É que a partir do minuto em que se inscrevem neste tipo de formato, talvez seja melhor dar o benefício da dúvida antes de correr pela vida só porque vimos cabelos brancos.

Adiante. Como manda a tradição, as melhores tiradas são sempre dos convidados, e já somos fãs da honestidade de Miranda, padrinho de um dos noivos, e tapamos a cara de vergonha alheia com as saídas de Ana, mãe de Tiago, outro dos noivos. É que desde a relutância desta sogra em esquecer a ex-namorada do filho à forma como optou descrever a nova nora, Dina, achamos mesmo que Ana merece todo um destaque nesta terceira edição de "Casados à Primeira Vista".

Recorde os momentos mais marcantes (e também WTF) da estreia.

Joana, a Ana não te esqueceu. E apostamos que não tens cara de corna

Casados à Primeira Vista
Ana, mãe de Tiago, aka, sogra dos infernos créditos: SIC

Calma, não nos enganámos no nome de nenhuma das noivas, mas Joana, mesmo não fazendo parte do leque de participantes, foi uma das pessoas mais faladas desta estreia. Ora, sabemos logo ao início — até porque Ana, mãe de Tiago, não se cansa de repetir — que o noivo de Sesimbra teve uma relação de cerca de seis anos com Joana de Braga. Mas ainda estamos na dúvida sobre quem era mais apaixonado por Joana: se Tiago, se a sogra.

Ana repetiu vezes sem conta que sempre imaginou o filho a casar com Joana de Braga. Ana tem zero tacto quando esfrega na cara de Tiago que a ex já seguiu com a sua vida."Sabias que a Joana tem namorado?". "Sim, falei com ela hoje de manhã", responde Tiago. "Mas sabias que ela tem namorado?", insiste Ana. "Mãe, eu falo com a Joana todas as semanas". "Sim, mas sabias?", continua Ana, sem largar o osso.

Ana volta a dizer que queria era ver Joana vestida de noiva a caminhar para o altar com o filho, Ana não aguenta saber que Dina, a nova nora, também é de Braga. "Largou uma de Braga, para vir casar com outra", diz, enquanto todos ficam atónitos com a coincidência. Pessoal, Braga não é propriamente a Rua da Betesga, calma.

Mas nada é melhor do que o momento em que, questionada por Diana Chaves, Ana responde aquilo que não queria encontrar na nova nora. "Não pode ter cara de corna", responde prontamente. Está bom para vocês?

Da cara de cavalo ao aspeto do campo

Calma, que a mãe de Tiago e os convidados do noivo de Sesimbra ainda conseguem elevar a fasquia. Ainda super estupefactos com a coincidência de Dina também ser de Braga, tal como a ex de Tiago, a família e amigos do noivo começam a observar os convidados de Dina, em busca de uma ligação com a família da antiga namorada. "Não se devem conhecer, eles viviam mesmo no centro. Estes são do Gerês", diz um dos convidados, a que uma voz completa. "Têm ar do campo".

Os comentários continuam quando Ana vê Dina a entrar e comenta a aparência da futura nora. "Tem cara de cavalo". Com sogras assim, quem precisa de inimigos?

Dina, nada está bom para ti, amiga

Dina, educadora de infância de Braga, vem em busca do amor, que potencialmente pode encontrar junto de Tiago. Mas as amigas, e principalmente uma das tias de Dina, avisaram que não ia ser fácil, dado que a acham muito esquisita, e que esta coloca defeitos em tudo e todos.

Casados à Primeira Vista
Dina, a exigente créditos: SIC

E estávamos nós a pensar que talvez as amigas de Dina estivessem a ser duras demais quando vimos em primeira mão todo o potencial da personalidade difícil da bracarense. Dina odiou todos os vestidos de noiva que experimentou, não pode ver um homem com roupa mal passada e foi a pessoa que manda "aquela" dica quando a estão a pentear.

Chegou e arrasou. Diana Chaves aposta nas texturas para estreia de "Casados à Primeira Vista" 
Chegou e arrasou. Diana Chaves aposta nas texturas para estreia de "Casados à Primeira Vista" 
Ver artigo

"Ui, isto para tirar esta laca toda depois vai ser bonito", comentou de forma sarcástica enquanto a produziam para o casamento. Dina foi também a pessoa que, perante um peluche de unicórnio fofinho que Tiago lhe ofereceu, respondeu prontamente a Diana Chaves que não gostava de peluches. Outra coisa que odeia? Fotografias. Ah e beijos. Que casar com um desconhecido tudo bem, dar um bate chapas num casamento, credo. Claramente que este pessoal nunca foi a festas do semáforo.

Miranda, sou tua fã

A seguir à mãe do Tiago, chega Miranda, outro dos protagonistas desta estreia. O padrinho do noivo João acompanhou o amigo à prova dos fatos e não se coibiu de dar a sua opinião. "Não gosto", "eu, pessoalmente, não gosto" ou a favorita de todos os tempos, "não tens corpo para esse fato" foram alguns dos comentários de Miranda, que é a pior pessoa para levar às compras. Nunca me lembrem de ir com ele à H&M comprar roupa, que os espelhos traseiros dos provadores já são julgamento o suficiente.

Mas, vá, também não podemos acusar Miranda de não tecer um elogio. Quando finalmente viu João com algo que lhe agradou, o padrinho foi à confiança. "Vai por mim que eu sou pedreiro". Como não amar?

Já dizia Shania Twain: "Não me impressionas"

Casados à Primeira Vista
Dulce não gostou do que viu créditos: SIC

Quem se lembra do hit de 1997, "That Don't Impress Me Much", cujo vídeo mostrava Shania Twain a recusar as investidas de vários homens que não a impressionavam? Foi mais ou menos isso que se passou com Dulce, noiva de João, que apanhou uma desilusão maior do que a dos benfiquistas com aquele golo de Kelvin na Luz quando viu o seu futuro marido no altar.

O sorriso desvaneceu-se e Dulce não teve papas na língua ao dizer que João não era o que esperava. "É muito mais velho que eu", disse a noiva, mesmo tendo apenas menos 9 anos que João — e estando ambos na casa dos 50 e 60. Dulce imaginava alguém alto e bem constituído desde que ouviu a voz do noivo num momento mal amanhado com vibe de "Love is Blind", onde o casal pode trocar algumas palavras.

Ora João é alto. E também aparenta estar em forma, o que nos leva a crer que Dulce não gostou foi do cabelo branco e queria um bombadão de ginásio. Amiga, se é para julgar alguém ainda antes de o ouvires falar e deitares por terra todo o suposto talento dos especialistas para combinar pessoas de acordo com as suas personalidade, objetivos e ambições, talvez não tenha sido assim tão bem pensado casar às cegas. Digo eu.