Mais um balanço em "O Amor Acontece" e, por isso, também mais decisões a serem feitas entre os quatro casais do reality show da TVI conduzido por Pedro Teixeira e Maria Cerqueira Gomes.
A pergunta é só uma: vão ou não estes casais dar uma chance ao amor? Parece de resposta fácil e imediata, mas há muitos fatores em cima da mesa se o objetivo é assumir uma relação ou, pelo menos, tentar dar início a uma depois de poucos dias juntos.
As decisões foram conhecidas no final da noite deste domingo, 1 de agosto. Houve muita tensão, algumas juras de amizade, mas o amor, ficou, pelo menos para já, em suspenso.
Se não teve oportunidade de acompanhar mais uma emissão do programa, mostramos-lhes como decidiram os casais, o que disseram os parceiros uns dos outros e que balanço todos os concorrentes fizeram desta experiência em que, durante poucos dias, viveram com uma pessoa estranha.
José Afonso e Mila Real (Casa de Campo)
"Encontrei uma grande amiga e estes dias com ela têm sido fantásticos", explicou José sobre Mila. Mila elogiou a forma como o parceiro lhe transmitiu segurança e a foi amparando, especialmente no início da participação no formato, quando entrou "mais chorosa".
Ao longo de toda o formato, os dois deram-se sempre bem e apoiaram-se mutuamente. E até o encontro com as famílias de ambos "correu muito bem", o que terá ajudado a que a relação nunca sofresse obstáculos.
Foi com esse mote que a filha de Mila e o filho de José foram convidados para surpreender os concorrentes. Ambos concordaram que, se os dois concorrentes tivessem vontade de dar uma oportunidade ao amor, estariam de acordo. Apesar de tanto José como Mila assumirem que a experiência serviu para os tirar das suas zonas de conforto, ficaram-se pela amizade e combinaram encontrar-se depois do programa.
"Já trocámos contactos e tudo", revelou José. Ainda que o amor não esteja nos planos, pelo menos a amizade é garantida.
Carminda Bairua e João Santos (Casa da Praia)
Quando se conheceram, ambos esperavam pessoas diferentes, por isso, o amor estava condenado logo ao início.
Carminda queria um homem mais alto, enquanto João esperava uma mulher mais nova embora a diferença de idades fosse de apenas três anos (Carmina tem 42 e João, 39). Motivado por essa desilusão, João assume que não abriu o coração e não se entregou a Carminda, abandonado o desafio logo após o primeiro dia.
"Não houve essa química da minha parte." Carminda, no entanto, manteve algum interesse e tentou dar início à experiência que poderia ter durado quatro dias. João, no entanto, desistiu. "Acho que quando tirou a venda, ele ficou desiludido", disse Carminda, referindo-se ao seu aspeto físico.
João negou, embora, noutros momentos da emissão, logo no primeiro dia, tenha assumido ser esse o motivo.
"Até entrar no programa, tinha muitos complexos no meu corpo. O programa serviu para que deixasse de os ter e espero que possa ajudar outras mulheres a não ter mais complexos com o seu corpo", explicou a concorrente.
Quanto à relação? Sem pernas para a andar desde o primeiro dia, concordaram os dois, embora com Carminda a lamentar que João não tenta tentado.
Ana Filipa e Miguel Cruz (Moinho)
Ana e Miguel foram o casal mais conflituoso deste programa. Não só devido às falhas de comunicação, mas também porque Miguel escondeu de Ana que já tinha participado no formato.
"Não reagi nada bem [ao saber]. Não no sentido de já ter participado, mas no sentido de ter havido oportunidade para ele ter dito antes e [ele] e não o ter feito", desabafou Ana, quando questionada por Pedro Teixeira sobre o incidente.
"Surgiu uma pequena tensão. Eu vim aqui para encontrar o amor, não vim para conhecer homens. A partir do momento em que o meu match me diz aquilo, fechei-me em copas", continuou. Apesar disso, Miguel defendeu-se dizendo que a omissão não foi propositada.
Sobre o que correu bem com o casal? Apenas as primeiras 24 horas. E Ana acusou ainda Miguel de lhe ter dado um beijo no rosto não consentido antes de dormir. "Foi uma invasão do meu espaço. A minha atitude foi retrair-me e ele depois de uns dias admitiu ter percebido que não fiquei confortável com isso", revelou Ana.
O assunto, no entanto, voltou ao facto de Miguel não ter contado a Ana já ter participado no programa. Por essa "quebra de confiança", tal como Ana descreveu, o amor não aconteceu entre os dois.
"Talvez o amor não seja para mim", desabafou Ana, em lágrimas.
Ana Catarina Lopo e Nedy Dias (Casa da Serra)
Quando levados a fazer o balanço, os dois começaram por falar da diferença de idades (14 anos, no total). Nedy fez saber que a idade não é necessariamente um entrave, mas sim o facto de estarem em fases diferente da vida, já que Nedy tem dois filhos e procura uma vida mais estável.
Nedy tem 35 anos. Ana Catarina tem 21 e vive com os pais. "Independentemente disto, vamos estar sempre em contacto e vamos manter o contacto. A vida dá muitas voltas e acho que criámos uma relação especial", diz Nedy.
Por isso, garantem que eventualmente se irão encontrar depois do programa.
Afinal, o amor acontece ou não? "Pode, sim, pode acontecer. Quem sabe?", respondeu Nedy. Ana Catarina concordou. Do programa, retiram uma grande experiência e uma amizade.