Tal e qual como se esperava, Jéssica foi a concorrente expulsa pelos portugueses da casa do "Big Brother 2020" na gala deste domingo, 5 de julho. Depois de Soraia ser a primeira participante salva, seguida por Daniel Guerreiro, a concorrente da Suíça abandonou o jogo com 57% das votações num frente a frente com Noélia, que angariou 43% dos votos. Na mesma noite, Diogo, Noélia, Teresa e Daniel Guerreiro ficaram nomeados e em risco de sair na próxima semana.
Mas numa gala recheada de lágrimas, paternalismos, momentos hilariantes, amuos e trocas de acusações — e também de uma grande surpresa, com Cláudio Ramos a anunciar uma nova edição do reality-show mais competitiva do que nunca, o "Big Brother Revolução" — existiram muitos momentos marcantes e dignos de nota.
Esta foi também a primeira vez que o estúdio do programa da TVI recebeu todos os ex-concorrentes, com Fábio, Edmar, Slávia, Angélica, Pedro Soá, Hélder, Daniel Monteiro e Sónia a marcarem presença, e até a tomarem decisões que influenciaram diretamente o rumo do jogo. Mas como não há tempo a perder, e muito para assinalar, prontos para passar em revista a última gala do "Big Brother 2020"? Vamos a isso.
Piores momentos
1. Soraia, ninguém morreu. Exceto o teu amor próprio
Conhecem aquele ditado popular, "mais cego, é aquele que não quer ver"? Pois, parece que foi feito para a Soraia, mais concretamente, para descrever toda esta situação de quase-romance, quase-namoro, quase-casal, quase nada na verdade que a concorrente mantém Daniel Guerreiro. Ela já devia saber: Cláudio Ramos já os teve aos dois no confessionário e apontou situações que mostravam que a afeição de Soraia por Daniel não era correspondida da mesma forma; os colegas já a alertaram; o próprio Daniel já a fez ver que não está interessado em nada mais do que uma "cumplicidade" dentro da casa (e até já lhe recusou um beijo numa festa há umas semanas); e acho que Soraia já recebeu para cima de meia dúzia de aviões, inclusive da mãe, sempre à volta do facto de Daniel não querer nada com ela.
Porém, e tal como Cláudio Ramos reforçou e Soraia não desmentiu, a concorrente está completamente apaixonada por Daniel Guerreiro e acho que tirava um rim se este lhe pedisse. Do outro lado, Daniel parece continuar a alimentar Soraia na medida certa, e se antes achava que este não a afastava mais pelo carinho que lhe tinha, agora penso que já há muito jogo envolvido. Mas a concorrente do Seixal não percebe, e ontem quase que falecia quando pensava que Guerreiro tinha sido expulso.
Depois de uma partida da produção, Jéssica e Noélia regressaram à sala, pensando que Daniel tinha abandonado o jogo. Soraia desatou num pranto, perdeu a força nas pernas e chorou que nem uma madalena. Por um homem que nem de flor se quis vestir durante uma brincadeira a meio da semana, por ter a "abelha" Soraia atrás de si.
Quando Daniel regressou à sala, lá abraçou Soraia, com esta a continuar num pranto, qual carpideira a lamentar a morte do marido de 60 anos. E eu já não consigo olhar para Daniel Guerreiro sem pensar que isto já é tudo estratégia.
2. Pedro, nem a minha filha de 3 anos amua tanto como tu
Não que tenha sido inesperado, mas Pedro Alves conseguiu bater todos os recordes do ridículo com a sua postura na gala de domingo. Mesmo antes de se saber que Jéssica seria expulsa, o concorrente nortenho já tinha a sua expressão facial de entediado máximo escolhida, que intervalou brevemente com as lágrimas depois da confirmação da saída da namorada.
A gala começou? Pedro estava aborrecido. Jéssica deu-lhe imunidade? Pedro continuava aborrecido. Teve de fazer uma prova física perante as palhaçadas de Sandrina? Pedro elevou o seu aborrecimento com pequenos saltos. Ah, e quando Pedro foi eleito líder da semana? Adivinharam, continuou aborrecido.
E se o aborrecimento não fosse suficiente, Pedro Alves conseguiu elevar o tom paternalista ao máximo depois da saída de Jéssica. Com a namorada já no estúdio, entre lágrimas, Pedro pediu a Marisa, a melhor amiga, e a Sónia (presume-se que estaria a falar da ex-concorrente) para "tomarem conta" de Jéssica. Oi? Jéssica, uma mulher adulta, que vive sozinha desde os 18 anos, tem o seu emprego, parece super independente e resolvida, precisa que Pedro peça às amigas para tomarem conta dela? Amigo, sai do século XVIII e repensa o teu discurso.
3. O jogo sujo de Jéssica e Teresa
No BB Play desta última gala, foram mostrados vários vídeos que se focaram no mesmo tema: mostrar aos concorrentes o que os companheiros dizem nas costas uns dos outros. E, meus amigos, se houve dupla a cortar na casaca foi Jéssica e Teresa — as mesmas que não se suportavam há meia dúzia de dias, lembram-se?
As duas concorrentes focaram-se em Noélia, que não tinha opinião, e em Iury , que era uma sonsa que se fazia de tonta nas galas. Já em estúdio, Jorge, o marido de Teresa, assumiu que a mulher tem uma postura frontal, e que tudo o que disse nas costas dos colegas também diz à frente — embora também tenha deixado claro que Teresa está dentro da casa para jogar e que faz estes comentários com o objetivo de destabilizar os colegas. Já Soledad, a mãe de Iury, discordou da frontalidade da concorrente, chamou-a de "rainha da falsidade", bem como a Jéssica, reservando-lhe o título de "princesa da falsidade".
4. Noélia, também já chega de tanto espanto, vá
Apesar de gostar de Noélia e me dar um gozo gigante vê-la escapar a todas as noites de expulsão, também é verdade que a cara de espanto da algarvia de cada vez que é salva pelo público já começa a parecer um falso choque — ou falsa modéstia, se preferirem. Já perdi a conta à quantidade de vezes que Noélia foi nomeada e salva de seguida, seja durante a semana ou na noite de domingo. Por isso, amiga, calma com o choque gigante por não seres tu a expulsa, sim?
5. Pedro Soá tem de seguir em frente
Desde que foi expulso da casa que Pedro Soá não tem parado de alimentar polémicas, nomeadamente com Ana Garcia Martins, a comentadora também conhecida como A Pipoca Mais Doce. Porém, a não ser nos seus espaços de opinião, seja no "Extra" ou no sofá das galas, a comentadora não toca no nome de Pedro Soá, uma vez que este já ter saiu do jogo — e Ana Garcia Martins já deixou claro que, assim que os concorrentes saem da competição, perdem qualquer interesse para ela.
O mesmo não se pode dizer de Pedro Soá, que não perde oportunidade de puxar polémicas com a comentadora. Ainda ontem, durante a gala, o ex-concorrente publicou uma imagem das costas de Ana Garcia Martins nos seus stories de Instagram, editando a foto com uma mensagem sobre os Kamikaze. Pedro. larga o osso, vá.
Melhores momentos
1. Iury. Bem-vinda ao jogo!
Já foi dito milhares de vezes que os concorrentes têm mais a perder do que a ganhar quando formam casais dentro da casa. E Iury não podia ter sido mais vítima dessa premissa: depois de entrar na casa com alegria e ter proporcionado momentos hilariantes que envolviam quase sempre bichos rastejantes, a concorrente natural de Nova Jérsia, nos Estados Unidos, apagou-se completamente quando se envolveu com Daniel Monteiro.
Mas com a saída do concorrente, Iury tem-se vindo a mostrar cada vez mais, sendo que na gala de domingo deitou as unhas de fora e mostrou que tem sangue nas veias. Depois de ver imagens de Jéssica e Teresa a comentarem a sua postura nos diretos, em que parecia fazer-se de burra para não responder a questões, Iury não gostou e defendeu-se a Cláudio Ramos. Sem qualquer hesitação na voz, a participante assumiu o nervosismo nas galas, mas salientou nunca ter representado um papel — incluindo o de tonta. Chegou mesmo a dizer que de tontinha não tem nada, e rematou a conversa com: "Agora, por exemplo, não estou nervosa. Estou bitchy", disse, manifestamente revoltada com a opinião das colegas. Gostei, e quero ver mais a Iury assim.
2. Sandrina fez a noite de todos. Vá, menos de Pedro Alves
Durante a prova do líder, Sandrina teve de defrontar Soraia numa prova física, numa espécie de plataforma, onde o objetivo era cair o menor número de vezes, contornando os obstáculos. Numa prova deplorável, mas hilariante, a alentejana conseguiu ser melhor do que Soraia e seguiu para um duelo com Pedro Alves. Sandrina, obviamente, teve zero jeito na prova e perdeu-a, mas levou todos os colegas às lágrimas com a sua postura divertida, expressão corporal e quedas. Bem, todos menos Pedro Alves, que mantinha a cara de descontentamento número quatro.