20 anos depois de ter estreado o primeiro reality show em Portugal, o “Big Brother” volta à grelha da televisão portuguesa. As duas décadas de diferença trazem várias mudanças e a primeira prende-se com a pandemia de COVID-19 que o mundo enfrenta e que fez com que o programa tenha sido adiado várias semanas.
As grandes diferenças? A emissão começou com um Cláudio Ramos sozinho, sem plateia e os concorrentes vão ter de esperar 2 semanas para entrarem na casa. Até lá vão estar isolados em apartamentos e vão realizar dois testes para o novo coronavírus para que possam entrar depois na casa em segurança.
Este domingo, 26 de abril, Portugal ficou a conhecer os 18 concorrentes do novo “Big Brother 2020”. Nós fazemos-lhe um resumo do que se mostrou sobre cada um.
Rui
Rui tem 22 anos, vem de Vila Real e é pastor. Foi o primeiro concorrente a ser apresentado e explicou que o seu maior sonho é ter um rebanho com 400 ovelhas. A mãe biológica entregou-o para adoção, mas Rui garante que é feliz e que adora os pais adotivos. Quis participar no reality show com dois intuitos: o primeiro para conseguir pagar um cruzeiro à mãe e o outro para que fique conhecido por tocar acordeão.
Iury
Iury tem 27 anos nasceu em New Jersey mas vive em Oliveira do Bairro. Veio para Portugal aos 6 anos e desde pequena que participa em concurso de moda e beleza. Trabalhou como animadora turística durante três anos num hotel na Madeira e agora é professora de fitness.
Diogo
Diogo tem 33 anos, vem de Lisboa e trabalha na área de marketing digital. Para além desta paixão, o concorrente também estudou teatro. Não vive sem meditação e o ioga, acredita nas energias e é vegetariano. Não dispensa o ginásio e o seu ídolo é Cristiano Ronaldo. Vive sozinho e acredita ser “um maluco especial”. Auto intitula-se de “beto chunga” porque diz ser diferente dos “betos” que o rodeiam. O concorrente espera entrar no programa para se testar a si próprio de uma forma que não consegue testar sozinho.
Sónia
Sónia tem 27 anos, vem de Vila Nova de Gaia e é feirante. Tem o seu negócio no cais de Gaia e vende bases de cortiça essencialmente aos turistas estrangeiros. Como a MAGG noticiou a concorrente vende os seus produtos sem licença o que faz com que quando os fiscais se aproximem tenha de fugir. Tem duas filhas e um namorado que trata por “meu Vítor”. “Na casa vão ter de me ouvir”, explicou acrescentando: “Toda a gente tem o seu feitio, mas eu também não sou fácil”.
Edmar
Edmar tem 27 anos e é filho de emigrantes de Mirandela. Nasceu e vive em Londres, mas os pais mudaram-se para Mirandela. Diz-se “enterteiner” e gosta de dançar e cantar. No vídeo de apresentação disse ser popular e é por essa razão que todas as empresas querem trabalhar com ele. Tem um namorado em Londres e explicou que gostava que as pessoas se dessem com ele por gostarem de como é em vez de ser por ser homossexual. Sobre a participação, acredita que Portugal se vai apaixonar pela sua personalidade e acredita que assim poderá vir a ter um trabalho que lhe permite mudar-se para perto dos pais.
Daniel Guerreiro
Daniel Guerreiro tem 28 anos e vem de Palmela. É hipnoterapeuta, hipnotista, mentalista e formador nestas áreas bem como em linguagem corporal e desenvolvimento pessoal. Antes de se dedicar a esta área trabalhou na área da restauração, mas deixou para se dedicar a esta paixão. Para além de dar formações também dá consultas e espetáculos e acredita ser uma mais-valia para a casa. A Cláudio Ramos disse ser “perigoso”. O seu limite é ter de comer polvo, comida que odeia.
Ana Catharina
Ana Catharina tem 29 anos, vive em Lisboa mas nasceu do Brasil. Curiosamente tem raízes portuguesas já que o seu avô era de Mirandela. Para além do Brasil e de Portugal já esteve na Índia, Irlanda e na Tailândia. Neste último destino viveu com monges numa floresta. A concorrente é terapeuta de reiki, instrutora de ioga, é vegana e medita todos os dias. Ana Catharina foi ainda namorada de Jesus Luz antes do bailarino ter sido namorado de Madonna.
Sandrina
Sandrina tem 21 anos, vem de Moura e é de etnia cigana. A concorrente abandonou a comunidade depois de não se rever nos seus valores e foi para Lisboa aos 17 anos para trabalhar como cabeleireira. Hoje tem o seu próprio negócio em Moura e explica que quer acabar com o preconceito contra os ciganos.
No entanto, à MAGG uma amiga da concorrente explicou que os pais não são ciganos. “Ela não é cigana e a família tem uma vivenda com piscina. Ela farta-se de contar mentiras. A Sandrina, o pai e a mãe são tendeiros, não são ciganos. Quem vive em Moura sabe bem a diferença. Os tendeiros têm um estilo de vida parecido com os ciganos, vivem do comércio e vendem em feiras, mas não são de raça cigana, não são ciganos genuínos como os outros”, contou uma amiga próxima de Sandrina à MAGG.
Soraia
Soraia tem 27 anos e vive em Londres. Nasceu em Portugal, no Seixal, onde viva com a mãe e com o irmão. Quer ser apresentadora de televisão e já o disse a Cláudio Ramos. “Eu quero estar no seu lugar”, garantiu. Vive em Londres há 5 anos, para onde se mudou para se formar em jornalismo. Depois de trabalhar numa loja começou a trabalhar como professora assistente numa escola de ensino especial em Londres. Tem um irmão com síndrome de Asperger o que também foi um fator para trabalhar com crianças com necessidades especiais.
Daniel Monteiro
Tem 28 anos é de Valongo e já serviu o País como militar. Depois de acabar o 12.º ano, fez o curso de paraquedistas e esteve em missões no Kosovo e na República Centro Africana. Depois disto, alistou-se no corpo de bombeiros onde ainda hoje trabalha. Depois de um namoro de nove anos ter terminado, o concorrente vive com a mãe e está solteiro. Quis entrar na casa para “testar o psicológico” e acredita que ter experiência militar pode ser um trunfo.
Hélder
Hélder tem 39 anos é de Santa Maria da feira e diz-se viciado em solário e em exercício físico. Tanto assim é que ganhou o prémio de “Sócio Mais Fit” do seu ginásio. Metrossexual assumido, o concorrente diz ser 90 por centro vegano. Para além do ginásio gosta de mulheres, motas e de redes sociais. Assume-se como “perfecionista, teimoso e pontual”. É organizado e explica que dificilmente falha, seja no campo laboral ou noutro qualquer. Entrou com um objetivo: tornar-se famoso como comediante.
Fábio
Fábio tem 25 anos, vem de Boliqueime e neste momento sustenta-se através de apostas desportivas. "Neste momento não faço nada”, disse no vídeo de apresentação. Já foi pintor, sonha em abrir um restaurante e assume que o seu maior sonho é ser milionário. Disse ser “a pessoa mais bonita que há” e acredita que esta afirmação não o torna convencido. Acredita que não há meio termo e que por isso os portugueses ou o vão amar ou odiar.
Noélia
Noélia tem 33 anos e vem de Tavira. Trabalha por conta própria e tem dois supermercados no Algarve. A juntar a isto, acorda todos os dias de madrugada para ir vender fruta na praça em Vila Real de Santo António. É casada e o marido é um dos funcionários dos estabelecimentos que tem. Admite que tem mau feitio e não gosta de pessoas que cheiram mal. Diz-se comunicativa e gosta de arregaçar as mangas – e não deixa ninguém fazer o trabalho por ela.
Jéssica
Jéssica tem 22 anos e vive na Suíça, ainda que tenha nascido em Braga. Foi criada pelos avós e aos 9 anos foi para a Suíça viver com a mãe. Aos 13 anos foi acolhida por uma família adotiva e a sua adaptação foi tão boa que aos 17 anos já trabalha com o pai adotivo. Dali a tornar-se financeiramente independente foi um passo. Explica que há quem a ache arrogante mas define-se como ambiciosa, determinada, desconfiada e impaciente.
Pedro Alves
Pedro Alves tem 25 anos é de Penafiel e trabalha na área do imobiliário. Terminou uma relação há pouco tempo e só depois disso equacionou candidatar-se ao programa. A Cláudio Ramos explicou que um dos melhores amigos da ex-namorada era homossexual e que por isso aprendeu a tolerar os homossexuais. Ainda assim explicou que lhe fazem “bastante confusão”. É federado em bilhar, já esteve ligado ao poker profissional e considera-se um bom jogador.
Angélica
Angélica tem 27 anos, vive em Aveiro mas é venezuelana. Estudou Jornalismo e depois psicologia. Apaixonou-se perdidamente por um rapaz português que trabalhava numa padaria naquele país e uns anos depois casaram. A viver em Portugal diz que o pior são as saudades da família. A concorrente apresenta-se como uma pessoa “segura, destemida e com preconceito das pessoas que se conformam”. Gosta de dançar e pretende inspirar os outros a começar a vida do zero, exatamente como ela.
Pedro Soa
Pedro Soa tem 44 anos, vem do Montijo e é empresário. Por não gostar de trabalhar para outras pessoas, este concorrente abriu o próprio negócio relacionado com videoclubes. Foi jogador de poker e agora está a braços com vários projetos: dedica-se ao rebranding, está prestes a lançar uma aplicação e quer lançar uma marca de calçado de luxo portuguesa.
A namorada descreve-o como uma pessoa “inteligente e criativa” e o próprio diz-se ambicioso e sem medo de nada. Não gosta de desarrumação, é exigente e explica que raramente pede desculpa. Diz ser um “visionário” mas que em Portugal é difícil “as coisas andaram para a frente”.
Slávia
Slávia tem 32 anos, vem de Cascais mas nasceu em Angola. Atualmente está a desenvolver um projeto de roupa desportiva e é aqui que pode expressar a sua cultura e etnicidade. A concorrente explica que quer criar uma marca inclusiva. Viciada em praticar desporto, explica que este tempo de isolamento social é bom para se reinventar.
No vídeo de apresentação explicou que sempre viveu com a avó, que estou Direito e que se mudou para o Porto recentemente para trabalhar na indústria têxtil. Os amigos dizem que é competitiva e ela caracteriza-se como “uma mulher linda” que espera representar as mulheres negras.