Aconteceu alguns minutos antes de Sónia ter sido visitada pelo seu Vítor na casa da Ericeira, e acabou por ficar um pouco esquecido para a maior parte dos concorrentes, devido à gravidade da infração da jogadora de Gaia. Mas abalou Iury, Daniel Monteiro e perturbou a relação dos dois.
Os concorrentes estavam a jogar polo aquático na piscina quando, pela enésima vez, um avião sobrevoou a casa. “De bombeiro só farda. Iury open your eyes”. A mensagem era clara: a concorrente emigrante nos Estados Unidos não pode confiar em Daniel Monteiro, que há vários dias anda a tentar iniciar um relacionamento com Iury. Toda a gente leu as mesmas palavras, mas as interpretações, aparentemente óbvias, tiveram leituras diferentes feitas pelos participantes, e a principal tarefa dos amigos de Daniel Monteiro foi tentar demonstrar a Iury que o bombeiro é um homem sério e que aquele avião terá sido enviado, não por pessoas próximas de Iury, mas por alguém que só os quer prejudicar. Quem não ficou nada convencida disso foi a própria Iury.
“Eu não estou a entender isto. Tem de ter sido a minha família. É a única opção. Quem é quer ia gastar dinheiro num avião à toa?”, disse a concorrente, muito abalada e desconfiada depois de ler a mensagem. Daniel Monteiro não estava convencido. E disse a Iury que isto pode ser uma mensagem enviada por qualquer pessoa, até mesmo alguém próximo dele, que o quer prejudicar. “Tu é que sabes quem enviou, mas olha, até uma pessoa da minha parte fazia isto”. O concorrente chegou mesmo a avançar com um nome, mas fê-lo ao ouvido de Iury para que ninguém conseguisse ouvir.
O amigo Pedro Alves foi dos que se preocuparam mais em tentar desvalorizar as mensagem, e sobretudo desviar a ideia de que tenha sido alguém próximo de Iury a enviá-la. “Não acredito que seja a família dela”, disse o namorado de Jéssica. A sua teoria foi ainda mais rebuscada. “Isto são as revistas para vender mais. Ou eu não sei como é que as coisas são?”
Para Daniel Monteiro, Iury deveria esclarecer de vez se era mesmo a família dela a enviar aquela mensagem ou não. “Vai ao confessionário e diz: se é a minha família que mande outro avião a dizer isso”, sugeriu o concorrente de Valongo.
Os dois concorrentes ficaram visivelmente perturbados com a situação. Iury muito preocupada por poder estar a ser enganada, já que não tem acesso a tudo o que se passa na casa, ao contrário dos portugueses que seguem tudo com câmaras. Mas Pedro Alves continuou a tentar desviar as atenções. “Pode ser um gajo qualquer para vos chatear que fez isto. Quase de certeza que foi isso. Achas que aquilo é verdade, Iury?”, perguntou.
Daniel Monteiro chamou então as suas tropas para o defender e “pediu” um avião para tentar limpar-lhe a honra. “Só espero é que o meu pessoal reaja outra vez. Só espero mesmo”.
Perante a hesitação de Iury, o bombeiro começou a ficar impaciente. “Eu não ligo a estas coisas. Eu sei a pessoa que sou. Tu é que sabes. Queres manter ligação, manténs. Não queres, tu é que sabes”.
A mensagem no avião surgiu um dia depois de Daniel Monteiro ter mostrado uma atitude contrária ao espírito dos bombeiros, quando disse a Ana Catharina, após esta o ter nomeado, que esperava que um dia ela precisasse dos bombeiros e que eles não aparecessem para a ajudar. A corporação de bombeiros de Valongo, entretanto, já reagiu a essas palavras e demarcou-se da posição de Daniel Monteiro, garantindo que as palavras dele não representam a postura dos bombeiros.
Ao longo do resto do dia de segunda-feira, o episódio continuou a ser muito abordado pelos dois concorrentes, embora mais abafado devido à polémica com Sónia, que acabou por dominar os temas de conversa da casa.