Apesar de andar de avião ser muitas vezes sinónimo de férias, milhares de pessoas continuam a ter medo de voar — e ficam com suores frios semanas antes de passarem os torniquetes da zona de embarque. E por mais que as estatísticas comprovem que andar de carro é muito mais perigoso do que de avião, não há volta a dar.
A pensar nesta problemática, e caso se inclua no grupo que odeia voar, a momondo, motor de busca de viagens, sugere uma lista de ideias simples e práticas que o podem ajudar a tornar as viagens de avião mais prazerosas e menos aterradoras.
Para além de poder investir num curso especializado para superar esta fobia (existem várias companhias áreas que disponibilizam estas soluções, como a TAP) e de privilegiar voos de curta duração — tanto os voos de Lisboa até Marraquexe, ou do Porto para Toulouse, duram cerca de hora e meia —, seguem-se seis simples dicas para não enlouquecer dentro de um avião.
Não tenho medo de falar com a tripulação
Os assistentes de bordo também estão no avião para ajudar os passageiros a sentirem-se confortáveis e seguros. Caso isso o ajude, não hesite em partilhar os seus receios.
Evite o álcool
Tanto as bebidas alcoólicas como o café, os chocolates e os refrigerantes são estimulantes, e podem fazer com que o seu corpo fique mais alerta e, consequentemente, menos relaxado e mais preocupado com tudo e mais alguma coisa. Prefira a água, até porque é importante manter-se hidratado.
Use roupa confortável
Para além de não lhe restringir os movimentos, as peças devem ser respiráveis e de tecidos leves.
Relaxe os músculos
Utilize uma almofada para o pescoço, relaxe e resista à tentação de apertar o braço da cadeira.
Não encare os voos como um todo
Esta ideia ganha especial importância se estivermos a falar de voos longos. Divida-os em partes: filme, refeição, leitura, etc..
Não fique sempre sentado
Caso seja possível, levante-se da cadeira, faça alongamentos e experimente fazer exercícios de respiração para se sentir mais tranquilo.