Ser doce não significa que precise de açúcar refinado em exagero e ser saudável também não implica que não tenha sabor. Nos últimos anos, tem havido cada vez mais preocupação com a alimentação e um esforço por parte de muitos profissionais de saúde (e não só) de dar às pessoas alternativas mais nutritivas às receitas que sempre estivemos habituados a confecionar.

Um almoço de Páscoa meio português, meio italiano e um ovo XL: é assim que se celebra no Rocco
Um almoço de Páscoa meio português, meio italiano e um ovo XL: é assim que se celebra no Rocco
Ver artigo

A poucos dias da Páscoa, é inevitável que comecemos já a pensar nas receitas de sobremesas que queremos levar para a mesa. Mas se este ano gostava de optar por uma alternativa mais equilibrada, fique sabendo que há sempre opções.

E se dissermos que é possível fazer um cheesecake de chocolate fit, uma panna cotta com ingredientes saudáveis ou uma mousse de manga vegan, acredita? A verdade é que é mesmo — e nós fomos à procura das receitas. Se já anda a pensar quais vão ser as escolhas para a refeição deste ano, mas ainda não tinha tomado uma decisão, aqui tem três alternativas.

Mousse de manga

Mousse
créditos: Made by Choices

Ingredientes: 

1 (350g) manga bem madura
1 lata leite de coco (apenas a parte branca sem a água)
— 
1/2 limão (sumo de limão)
5 folhas hortelã fresca
— 
1 colher de chá agar agar em pó
100 ml água 

Modo de preparação:

Antes de preparar a mousse, coloque a lata de leite de coco no frigorífico por algumas horas ou durante a noite. Quando a lata estiver bem fresca, abra e retire apenas a parte branca (creme de coco) que fica por cima.

Para a mousse, descasque e corte grosseiramente a manga. Num processador de alimentos (ou com a varinha mágica),  junte a manga descascada, o leite de coco (parte branca), o sumo de limão e as folhas de hortelã. Triture tudo muito bem (por alguns minutos), até virar um creme sem grumos.

Nesta fase pode colocar nas taças, mas para que a mousse fique mais firme pode usar o agar agar (gelatina vegetal), mas é opcional. Num tacho, junte a água (100ml) e o agar agar em pó. Deixe aquecer, mexendo sempre. Quando começar a ferver, envolva por dois minutos até se formar um gel. Transfira o gel para o processador de alimentos e triture novamente (velocidade máxima por um minuto) para envolver bem. Por fim, transfira para taças e guarde no frigorífico por algumas horas (mínimo uma hora) e sirva com manga e folhas de hortelã.

Esta receita é do blogue "Made By Choices". 

Cheesecake de chocolate

Cheesecake

Ingredientes:

Base

— 150g de protein cookies thins (Prozis, por exemplo)
— 1 e 1/2 a 2 colheres de sopa de iogurte natural grego light

Recheio

— 500g de queijo fresco batido 0% mat gorda (queijo quark) ou iogurte grego light natural
—200g de queijo creme light
— 4 colheres de sopa de cacau em pó magro
— 5 colheres de sopa de Erythritol e Stevia (ou 7 de outro ingrediente adoçante que preferir)
— 4 folhas de gelatina (7 a 8g)
— 100g de chocolate preto mínimo 70% cacau sem açúcar

Cobertura

— 80g de chocolate preto mínimo 70% cacau (uso sem açúcar)
— café ou descafeinado ou chá q.b. (cerca de 40ml)

Modo de preparação:

Para a base, unte ou forre a papel vegetal uma forma de fundo amovível de 20cm de diâmetro. Coloque as bolachas num processador de alimentos e triture em farinha. Aos poucos, adicione o iogurte e pulse. Deverá formar um crumble que, apesar de solto, fica agregado ao apertar. De seguida, passe para a forma, pressione ao fundo e reserve.

Para o recheio, derreta o chocolate em banho maria e hidrate as folhas de gelatina em água fria por três minutos. Aqueça 40ml de água sem deixar ferver e escorra a gelatina, inserindo na água quente. Mexa para dissolver. Numa tigela, misture o queijo fresco batido, o queijo creme, o cacau e o ingrediente adoçante escolhido. Em fio e mexendo sempre energicamente, junte a gelatina dissolvida. Novamente em fio e mexendo sempre energicamente, adicione o chocolate derretido. Por fim, verta o creme obtido por cima da base e leve ao frigorifico durante a noite (mínimo cinco horas).

Para a cobertura, derreta o chocolate em banho maria e faça um copo de café ou descafeinado. Junte o café quente ao chocolate derretido, uma colher de sopa de cada vez e misture bem com um batedor de varas manual a cada adição, até ter um creme fluído (inicialmente vai coagular, depois vai ficando cremoso conforme vai mexendo e juntando mais café). Por fim, tire o cheesecake da forma, verta o creme de chocolate sobre o centro da superfície e espalhe levemente com as costas de uma colher de sopa.

Esta receita é o blogue "Panelinha de Sabores".

Panna cotta de coco e amoras frescas

Panna Cota

Ingredientes: 

— 300 ml de leite de coco
— 1 vagem de baunilha
— 1 colher de sopa de sumo de limão
— 4 colheres de sopa de açúcar amarelo
— ¾ chávena de bebida vegetal de coco
— 3 colheres de sopa de amido de milho

Modo de preparação: 

Comece por cortar a vagem de baunilha longitudinalmente e, com uma faca, raspe o interior da vagem para retirar todas as sementes. Num tacho, aqueça, em lume médio, o leite de coco, as sementes da baunilha, o sumo de limão e o açúcar amarelo. À parte, numa tigela, misture bem a bebida vegetal de coco (fria) com o amido de milho.

Por fim, adicione esta mistura ao tacho e vá mexendo regularmente até esta começar a engrossar. Quando a mistura estiver mais espessa, desligue o lume e deixe arrefecer por dois minutos, continuando a mexer ocasionalmente. Verta o preparado para copos ou taças individuais e coloque no frigorífico durante, pelo menos, quatro horas. Antes de servir, decore a gosto, com as amoras frescas.

Esta receita é da nutricionista Iara Rodrigues. 

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.