Já cedeu à lógica do perdido por cem, perdido por mil, certo? Pois, nós percebemos. Isto em tempos de isolamento é difícil. Mas convém começar a interiorizar: se começamos o dia a comer mal, com açúcar e gorduras más à mistura, é certo que o comportamento seja replicado durante o resto do dia. É que, além de ser uma questão psicológica, há ainda a questão da saciedade: comidas pouco saudáveis, processadas, fazem-nos ficar com fome mais rapidamente. E, pior: dão-nos mais vontade de comer alimentos do mesmo género.

A dois meses de quarentena, e depois de algum desleixo, é hora de voltar a entrar nos eixos  — sem fundamentalismos e de uma forma que seja adequada à época excepcional que vivemos. É que se se aventurar por grandes restrições, o mais certo é desistir.  O que interessa é ingerir os nutrientes certos, para se restabelecer a ordem no organismo.

De panquecas, a waffles ou papas, saiba como é que pode voltar a comer bem.

Receitas. 5 sopas diferentes para começar a comer em 2020
Receitas. 5 sopas diferentes para começar a comer em 2020
Ver artigo

Papas de trigo sarraceno com morangos

receita

Ingredientes:
130gr trigo sarraceno
200gr de morangos
60ml leite vegetal
Frutos vermelhos (para decorar)
Sementes cânhamo (opcional)

Modo de preparação:
Demolhar o trigo sarraceno durante a noite. De manha escorrer a água, colocar o trigo-sarraceno, os morangos e o leite vegetal no processador de alimentos. Triturar tudo até ficar cremoso ou com a consistência desejada (podem colocar menos leite vegetal ou substituir por iogurte). Transferir para uma taça, colocar frutos vermelhos e sementes de cânhamo para decorar.

Esta receita é do blogue "Made by Choices".

Waffles de cacau e banana

receita

Ingredientes:
5 colheres de sopa de farinha de trigo integral, ou de aveia
1 ½ colheres de sopa de cacau
½ colher de chá de fermento químico (baking powder)
1 banana pequena, madura, esmagada em puré
5 colheres de sopa de bebida vegetal de soja, não-açucarada
½ colher de chá de extrato de baunilha – opcional

Modo de preparação:
Comece por untar a superfície da placa metálica da máquina de fazer waffles com óleo vegetal antes de a ligar. Para untar, pode utilizar uma folha de papel de cozinha humedecida com a gordura, ou, pode untar com um pincel de cozinha. Unte a placa mesmo que seja antiaderente para evitar que o waffle fique colado a ambas as superfícies, e acabe por abrir. Ligue a máquina para aquecer as placas. Misture numa taça a farinha de aveia, o cacau e o fermento. Junte a bebida vegetal, o puré de banana e a baunilha. Envolva, sem mexer demasiado a massa. Coloque a massa nas placas aquecidas e coza durante cerca de 5 a 6 minutos, até a massa ficar firme, ligeiramente dourada e crocante. Sirva imediatamente com iogurte (alternativa vegetal) e fruta fresca de época.

Esta receita é do blogue "Compassionate Cuisine".

Panquecas de flocos de aveia

receita

Ingredientes:
3 colheres de sopa (cheias) de flocos de aveia finos
1 colher de sopa rasa de sementes de linhaça moídas
½ colher de chá de fermento químico (baking powder)
½ colher de chá de canela em pó – opcional
1/3 chávena (80ml) de água
½ banana pequena (50g) – opcional

Modo preparação:
Coloque os flocos de aveia, as sementes de linhaça moída, o fermento químico, a canela e a água numa taça. Misture bem, e deixe os flocos e a farinha de linhaça absorver a água. Volte a mexer, e verifique a consistência da mistura, que deve assemelhar-se a papas. Junte, por fim, a banana cortadinha em pedacinhos pequenos, e misture bem com a colher, de forma a esmagar e envolver bem a banana na massa.
Aqueça uma frigideira antiaderente até ficar quente, (se necessário, coloque um bocadinho de óleo de coco ou outra gordura vegetal cujo sabor não afete as panquecas, para não colar à frigideira) e com uma colher de servir, coloque metade da massa na frigideira, e deixe cozer cerca de 3 minutos em lume médio, até ficar a face inferior ficar levemente dourada, e a superior com bolinhas de ar. Também pode tapar a frigideira para a massa cozer por dentro, visto que a massa é um bocadinho densa. Vire a panqueca e deixe cozinhar mais uns 2 minutos. Repita o procedimento para a restante massa.

Esta receita é do blogue "Compassionate Cuisine".

Da bebida vegetal ao queijo: 3 receitas provam que é fácil ser vegano em casa
Da bebida vegetal ao queijo: 3 receitas provam que é fácil ser vegano em casa
Ver artigo

Panquecas de batata doce

receita

Ingredientes:
60g de batata doce
1 ovo
1 colher de iogurte natural

Modo de preparação:
Juntar os ingredientes e triturar. Levar à frigideira 1 a 2 minutos cada lado e estão prontas as panquecas mais simples de batata doce.

Taça de açaí com banana

receita

Ingredientes:
1 a 2 bananas congeladas
5 morangos
60 ml de leite vegetal ou iogurte vegetal
1 a 2 colheres de sopa de açaí em pó
Rodelas de banana (opcional)
Sementes de cânhamo (opcional)

Modo de preparação:
Num processador de alimentos juntar as bananas congeladas, os morangos, o leite vegetal e o açaí em pó. Triturar tudo na velocidade máxima até estar homogéneo. Transferir para uma taça, juntar rodelas de banana e sementes de cânhamo.

Esta receita é do blogue "Made by Choices".

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.