O primeiro dia num ginásio tem tanto de entusiasmante como de intimidante. É o admirável mundo novo do fitness, povoado ora por tapetes com cores giras, ora por perneiras à lá Jane Fonda.  É a assustadora sensação de ser o aluno novo da escola, sem conhecer ninguém ou compreender sequer a forma de utilização de uns quantos mostrengos em forma de máquina, cujas funções são absolutamente imperceptíveis.

Esta é a realidade de quem se inscreve num ginásio tradicional, de milhares de metros quadrados, daqueles em que há livre-trânsito para o utilizar sempre que se quiser. Com o tempo, tende a dar-se um fenómeno: o entusiasmo é substituído por preguiça porque o personal trainer não vem incluído na mensalidade — excepto uma ou outra vez — e, assim, gradualmente, abortam-se os treinos ficando só a mensalidade por pagar. Mas e se pudesse treinar sempre com alguém?

É essa a proposta do AF2FIT, o novo estúdio de treino de Carnaxide, onde ninguém fica ao abandono. Com 150 metros quadrados, acaba de ser lançado por André Valente, 25 anos, e André Ferreira, 30 anos, dois amigos de longa data, desde os tempo do secundário. O primeiro André estudou Educação Física e Bem-estar da Universidade Lusófona, o segundo vem de uma área muito distinta, trabalhando no aeroporto de Lisboa.

AF2fit

"Prezamos bastante a qualidade do serviço e, por isso, fugimos do conceito das grandes massas. Aqui há sempre um treino mais consciente e adaptado às suas necessidades de cada sócio", explica à MAGG André Valente. "Toda a gente é diferente. Um plano de treino é como uma prescrição médica e tem de ser adaptado a cada pessoa."

Morada: Estrada da Portela lote 5 loja 2, Carnaxide
Contacto: 915156497

Aqui não há filas intermináveis de passadeiras, elípticas ou bicicletas, mas há tudo o que é necessário para um treino completo. Há máquinas de cabos e multifunções (os tais mostrengos, que aqui se podem aprender a usar), há todo o material de pesos livres e de treino funcional. Para trabalhar a componente cardiovascular, há remo, há uma bicicleta de spining e uma passadeira, tudo equipamentos ergómetros — ou seja, que não são elétricos e que precisam da força do movimento humano para funcionarem. "Simulam uma experiência mais idêntica àquela que temos na rua."

AF2fit

Com capacidade para oito pessoas, neste estúdio cabem, em simultâneo, quatro clientes e quatro "profissionais da área de exercício, saúde e bem-estar", encarregues de supervisionar e orientar todos os treinos. Também para estes profissionais o AF2fit é uma vantagem: com a tendência do personal training a crescer, o estúdio disponibiliza o espaço para outros PT, que podem aqui dar treino aos seus alunos, consoante o pagamento de uma espécie de renda. 

Apesar de a ideia ter sido germinada antes do aparecimento da COVID-19, o personal trainer, que anteriormente trabalhou num ginásio da cadeia Kalorias, reconhece o bom timing para o lançamento deste projeto. É que onde há menos gente, há menos perigo.  "O espaço alberga menos pessoas do que um ginásio comum, portanto nesta altura de pandemia elas sentem-se protegidas. No nosso espaço temos, no máximo, 8 pessoas. Num ginásio chegam a ser 50 ou mais."

A inauguração aconteceu a 1 de outubro e os preços para treinar aqui variam consoante o profissional.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.