Está a chegar o dia mais shanti do ano. Falamos, claro, do Dia Internacional do Yoga, que se celebra neste domingo, 21 de junho. Num dia de verão normal, poderia ir para um rooftop participar numa atividade em grupo ou para um jardim aproveitar o bom tempo com a sua turma de yoga. Mas como se vivem tempos que gritam por cautela, surgem alternativas que o mantêm seguro e ativo.
A plataforma Airbnb já não serve só par marcar casas de férias — também já está repleta de experiências. Há muitas opções para celebrar o Dia Internacional do Yoga, muito variadas: pode participar numa sessão guiada por uma artista do Cirque du Soleil, pode fazer alongamentos com a companhia dos seus animais ou ter mesmo uma sessão privada em família. A partir da Austrália, do Canadá ou de Espanha, é só escolher. Deixamos seis sugestões.
1. Yoga e brunch
É a partir de Barcelona que pode participar nesta atividade que junta yoga e brunch, dirigida por Kat. Mas como é que funciona esta refeição à distância? A instrutora envia antecipadamente as receitas para preparar e desfrutar em grupo, já de corpo e mente alongados.
2. Alongue-se e aconchegue-se com animais de estimação
São Rachel, Julia e Ana do Brooklyn Cat Cafe, em Nova Iorque, que dinamizam esta atividade onde se juntam donos e animais de estimação. O objetivo passa por fortalecer o corpo através de exercícios de alongamentos, de forma a evitar lesões, aumentar a energia e promover o equilíbrio — físico e mental.
3. Faça com yoga com um atleta olímpico
Pauls é um atleta olímpico, de salto com vara, finalista nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, neste momento a preparar-se para a próxima edição do evento, a realizar-se em 2021, em Tóquio, no Japão. Com mais de dez anos dedicados às práticas da yoga e da meditação, é ele que vai guiar uma das atividades a terem no lugar no Dia Internacional do Yoga, no Airbnb. No final, haverá espaço para perguntas e respostas sobre o seu estilo de vida e de todos os aspetos da preparação física e mental de um atleta olímpico.
4. Faça yoga com profissionais do Cirque du Soleil
Eira é uma artista do Cirque du Soleil e antes de cada espetáculo dedica uns minutos à pratica de yoga, de modo a preparar-se física e mentalmente para o que aí vem. A partir de Vancouver, no Canadá, vai dar uma sessão que se apoiará nas suas práticas: exercícios de respiração, posturas e meditação — utilizando o jargão do yoga: pranayana, asana e dhyana, respetivamente. No final, há tempo para perguntas e respostas, quer sejam sobre o yoga ou sobre a sua vida pessoal como artista de uma das companhias de circo mais famosas do mundo.
5. Tenha uma sessão privada de yoga, em família
Esta aula de yoga, dada a partir da Austrália, é pensada para quem quer participar numa atividade especial em família. A sessão pode incluir crianças, a quem a prática pode ser adaptada. Vai incluir exercícios para o corpo e para a mente, com movimentos e respirações, guiados a todo o momento pela instrutora.
6. Yoga dinâmico
Esta atividade é para quem gosta de yoga mais fluído e físico. Além de contribuir para o equilíbrio da mente, trabalha a força e a flexibilidade do corpo. Tudo começa com exercícios de respiração, seguindo-se para a mais movimentada etapa do flow, terminando com um regresso à calma.