Apesar de perder peso ser algo que só se consegue com o tempo, Tiago Reis Silva promete, durante uma semana, com o FAT Burn Program Detox, fazê-lo perder várias calorias e mostrar-lhe o impacto que o exercício e a alimentação saudável podem ter na nossa saúde física e mental a longo prazo.
"A minha grande motivação é fazer com que pessoas comuns acreditem que são capazes de treinar e mudar as mentalidades em relação ao treino. Trabalho para que percebam que com uma boa organização, sendo desafiados durante a semana, eles conseguem mudar a rotina", explica à MAGG o personal trainer que, ao longo da sua carreira profissional, já ajudou pessoas a perder 15, 23 ou 40 quilos.
Apesar de acreditar que uma semana nunca irá chegar para mudar por completo uma pessoa, Tiago descreve o FAT Burn Program Detox como um incentivo para que isso aconteça. "Esta semana é um incentivo para as pessoas perceberem em sete dias que conseguem, sim, perder peso. Mas alerto sempre para o facto de que se fazem isto e param de treinar ou ter cuidado com a alimentação, vão voltar a ganhar peso", afirma o profissional do desporto, referindo que um dos seus atletas já chegou a perder quatro quilos com este programa.
A primeira edição deste verão do FAT Burn Program Detox esgotou num piscar de olhos, a segunda também já se encontra esgotada, mas se não quer perder a próxima oportunidade, pode já fazer a sua reserva para setembro através do site.
O programa inclui uma consulta de nutrição individual on-line, um plano detox para dois dias (à base de frutas e legumes), cinco planos de treino em vídeo e acompanhamento diário personalizado do personal trainer Tiago Reis Silva e da sua equipa de nutrição (e tem o custo de 189€). "Falo com os meus atletas todos os dias, mais do que uma vez por dia", garante, referindo que os treinos não requerem qualquer tipo de material personalizado para que facilmente possam ser feitos em casa.
Tiago afirma que apenas uma semana não chega para mudar a vida de ninguém, mas diz que nesta semana os alunos aprendem como devem continuar a fazer, não esse plano intenso "porque ninguém o consegue, nem deve fazer mais do que duas semanas", mas aprender a reservar 30 minutos da agenda diária para treinar em casa.
"Muitas vezes, o que acontece é que as pessoas dizem que não têm tempo para ir para o ginásio e esquecem-se de que o nosso bem maior é a saúde. Nos dias de hoje, estamos a colocar tudo à frente da saúde, sendo que devia ser ao contrário — e esse é o grande alerta que vou dando às pessoas."
"O exercício físico está diretamente ligado com a nutrição e vice versa"
Além deste programa de setes dias, o personal trainer desenvolve um trabalho diário com vários atletas de forma presencial, sendo que também nesta alternativa as vagas estão cheias até outubro. Na área da atividade física o único profissional é Tiago Reis Silva, mas com ele encontra-se a trabalhar uma equipa com nutricionista, psicóloga e fisioterapeuta.
"Há casos mais complicados em que a pessoa quer [perder peso], mas há algo por trás que eu consigo perceber que impede, mas não consigo ajudar. Nestes casos, a psicóloga entra em ação para desbloquear esse travão", afirma, referindo que o mesmo trabalho de entreajuda acontece com a nutrição.
"Ao criar novas rotinas [de treino] as pessoas começam a preocupar-se também com a alimentação", afirma. "Não sou nutricionista, mas o exercício físico está diretamente ligado com a nutrição e vice versa. Quem quer ter hábitos de vida saudáveis não se pode só dedicar a uma das áreas", remata.