Se tem gatos, cuidado. Podem ser fofinhos e relativamente pequenos, mas também são capazes de fazer das suas compras reféns. Não acredita? Conheça a história dos gatos de Jessica e Nikii Gerson-Neeves, que se apoderaram da nova liquidificadora que as donas compraram nos saldos e, desde então, nunca mais a largaram.
Na Black Friday, Jessica e Nikii Gerson-Neeves compraram uma nova liquidificadora, da marca Vitamix, com qualidade profissional. O casal já sonhava com um inverno de batidos nutritivos e sopas quentes, quando algo inusitado aconteceu e revolucionou o rumo da história, partilhada pelo "The Washington Post".
A encomenda chegou à casa do casal , na ilha de Vancouver, na Colúmbia Britânica, Canadá, a 16 de dezembro de 2021 e Jessica colocou a caixa pesada no chão da cozinha, por breves instantes.
Neste caso, breves, mas suficientes para o seu gato de 4 anos, Max, cujo pêlo se assemelha a um smoking, saltar para cima da embalagem. A dona riu-se da situação e tirou uma fotografia para partilhar nas redes sociais — ainda sem ter noção de que, a partir daquele momento, a sua nova liquidificadora topo de gama estava refém dos três gatos com quem morava.
Depois de Max, também os irmãos felinos, George e Lando, fizeram questão de marcar a sua posição dominante face à nova caixa. Isto há mais de três semanas e, desde então, os gatos recusaram-se a deixar a caixa, lutando por quem se empoleira e revezando-se, de forma a guardá-la enquanto os outros comem, estão distraídos ou ocupados. O objetivo é simples: manter a liquidificadora sob vigilância, sem margem para que as donas a consigam resgatar.
As duas mulheres, que se referem a si mesmas como "as lésbicas de meia-idade", documentaram o caso inusitado, com fotos e atualizações diárias no Facebook, mais precisamente no grupo"This Cat is Chonky" (que, em portugês, significa "este gato é chato"), que já conta com mais de 900 mil membros — e a situação atraiu milhares de comentários de quem conhece e partilha o mesmo amor por felinos.
"A única notícia de última hora que quero receber em 2022 é a de que as lésbicas conseguiram recuperar a sua Vitamix", lê-se numa publicação de um seguidor, partilhada por Jessica no Facebook.
O casal, que se casou em 2016, está habituado a ver os seus gatos saltar para cima de caixas e sentar-se em pilhas de coisas, já que os animais geralmente perdem o interesse depois de um ou dois dias, no máximo. Mas desta vez não.
Petiscos, caixas semelhantes e até brinquedos foram usados na tentativa de afastar os gatos da liquidificadora: tudo sem efeito. Num momento de distracção, o casal conseguiu deslocar a caixa para uma área menos central da cozinha, na expectativa de que a nova localização suscitasse menos interesse. No entanto, a manobra revelou-se inútil.
"Há algo naquela caixa de Vitamix que realmente captou a atenção deles", disse Jessica. "Neste momento, transformou-se em algo muito maior do que nós."
No dia 2 de janeiro, o casal contactou a Vitamix numa publicação pública no Facebook, na qual pediu três caixas vazias que pudessem enganar os gatos e aliciá-los a abandonar o aparelho. O caso viralizou, a empresa prontificou-se a ajudar, mas entre tempestades de neve e temporais constantes, as caixas vazias ainda não chegaram.
Brincadeiras à parte, a verdade é que, diz o casal, o incidente pode ser facilmente resolvido, já que os gatos não são particularmente pesados ou agressivos. Mas estão a divertir-se: o gatos e a internet. "Isto é tão tolo, doce e saudável", disse Jessica. "E se estamos a proporcionar essa diversão, porque é que iríamos interromper isso?", escreveu numa publicação no Facebook.
Até à data, a liquidificadora continua refém e o casal trocou os batidos por gelado caseiro, até prova em contrário.