Decorriam as provas oficiais do Rali Vidreiro 2020, na Marinha Grande, este sábado, 10 de outubro, quando uma "viatura se despistou cerca de 500/600 metros após a partida do primeiro troço", revelou o comandante dos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande, Vítor Graça. O acidente causou uma vítima mortal, a co-piloto espanhola Laura Salvo, de 21 anos, que competia num carro Peugeot junto do piloto Miguel Socias.
"A vítima ficou encarcerada e os meios de socorro responderam quase de imediato, já que estavam muito próximos”, revelou o comandante dos Bombeiros. “Foram iniciadas as manobras de reanimação com sucesso. Foi acionado o helicóptero do INEM [Instituto Nacional de Emergência Médica] e a vítima foi transportada, já estabilizada e entubada, para a zona de aterragem do meio aéreo, a cerca de 200/300 metros do local onde se encontrava”, acrescentou.
No entanto, Laura Salvo acabou por não resistir ao impacto do acidente, que lhe provocou uma paragem cardiorrespiratória, e o óbito foi declarado às 11h15, de acordo com Vítor Graça — quinze minutos depois de o helicóptero do INEM ter aterrado.
Além do acidente que vitimou a jovem co-piloto, registou-se outra ocorrência: "Houve um despiste de duas viaturas. A primeira viatura teve o despiste e foi colidir com um pinheiro de médio porte e essas vítimas fora, à posteriori, transportadas e assistidas. O mais grave aconteceu quando houve o segundo embate. O Peugeot da dupla espanhola foi bater no mesmo pinheiro e, infelizmente, isto provocou a morte da navegadora", disse o Vítor Graça ao "Correio da Manhã".
Ao mesmo jornal, o presidente do Clube Automóvel da Marinha Grande, Nuno Jorge, explicou que o acidente mais grave "aconteceu na primeira classificativa, logo no início do troço, numa zona que nem era muito rápida, mas que tinha alguns pinheiros", diz. "O ambiente é de pesar, estamos a pensar no que vamos fazer em relação à continuidade da prova", acrescentou o responsável.
De acordo com a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o alerta para o acidente foi dado às 10 horas e no local estiveram 27 operacionais, apoiados por oito viaturas e um meio aéreo do INEM.