Os corpos do baterista Chuck Morris da banda Lotus, bem como do seu filho, Charley, foram descobertos pelas autoridades no domingo, 9 de abril, 24 dias após terem sido dados como desaparecidos enquanto ambos davam um passeio de kayak no lago Beaver, em Arkansas. O filho, Charley, foi o primeiro a ser encontrado.

Pai, de 47 anos, e filho, de 20, já eram procurados desde o dia 16 de março, quando o desaparecimento foi reportado, e de acordo com as equipas de investigação, os corpos só foram recuperados graças a tecnologia de topo, nomeadamente drones subaquáticos que foram operados de forma remota num "ambiente desafiador", visto que o rio apresentava uma profundidade de mais de 54 metros, e temperaturas muito baixas, revela o "CBS Colorado".

Homem desaparecido há 8 meses é encontrado morto pela mulher em armário de casa
Homem desaparecido há 8 meses é encontrado morto pela mulher em armário de casa
Ver artigo

Foram implementados amplos esforços nas operações de busca, que requereram equipas de mergulho, barcos, cães, bem como outros equipamentos especializados. "Este lago é um desafio a sério para as buscas, mas estamos a fazer tudo o que conseguimos", afirmou Tony Wade, o responsável pelas operações de resgate.

De acordo com o "CBS Colorado", a temperatura do lado caiu vertiginosamente entre 4 a 1 graus nos dias seguintes ao desaparecimento. Por esse motivo, só seria possível sobreviver na água durante cerca de 90 minutos, revela a Guarda Costeira dos EUA.

A banda Lotus tinha já criado uma angariação de fundos para apoiar as despesas das buscas que se estenderam mais do que o previsto. "Estávamos todos à espera de um milagre, mas neste ponto, a busca por Chuck e Charley alterou-se para uma recuperação [pelos corpos]. Com a ajuda das equipas K9, há uma provável localização no lago, mas os desafios logísticos, incluindo a temperatura, o clima e a profundidade, impediram uma possível recuperação até agora", escreveram os artistas numa publicação do Twitter, onde acrescentaram: "Não se sabe quanto tempo estes esforços podem durar. Enquanto estamos profundamente tristes, planeamos celebrar as vidas de Chuck e Charley, as nossas memórias com eles e o que eles significaram para tantas pessoas".

O grupo musical prepara-se agora para iniciar um conjunto de espetáculos de modo a ajudar financeiramente os familiares das vítimas que morreram no trágico acidente.