Um novo estudo da Universidade da Califórnia, "Teens and Screens", conduzido pelo Center for Scholars & Storytellers, revelou que 1500 membros da Geração Z com idades entre os 13 e os 24 anos preferem ver na televisão histórias mais parecidas às suas, com mais relações platónicas em vez de conteúdo sexual. A investigaçã afirma que 47,5% dos inquiridos consideram o sexo desnecessário para fazer avançar as histórias da maioria dos filmes e das séries, escreve o “DailyMail". 

"Embora seja verdade que os adolescentes querem menos sexo na televisão e nos filmes, o que o inquérito está realmente a dizer é que querem mais relações refletidas nos meios a que assistem", afirmou Yalda T. Uhls, coautora do estudo. A maioria dos inquiridos, 51,5%, quer ver mais representações de amizade nos ecrãs.

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Os adolescentes da Geração Z também estão fartos de ver personagens excessivamente sexualizados e de histórias clichés de "triângulos amorosos". Isto pode ser em parte explicado por alguns estudos anteriores, que mostram que os jovens estão a ter menos relações sexuais. "Sabemos que os jovens estão a sofrer uma epidemia de solidão”, disse a especialista. 

Stephanie Rivas-Lara, gestora do envolvimento dos jovens do Center for Scholars & Storytellers e autora principal do estudo, afirmou que, como membro da Geração Z, não ficou surpreendida, e que esta solidão tem muito que ver com a pandemia e com o isolamento que teve de ser feito.

Apesar dessa variante, como afirmou Uhls, o que os jovens querem é que exista mais variedade. “Mesmo que alguns argumentos usem o sexo e o romance como atalho para a ligação entre personagens, é importante que Hollywood reconheça que os adolescentes querem histórias que reflitam todo o espectro das relações”. Como, por exemplo, pessoas que não sintam desejo.

Entre os inquiridos, 39% queriam ver mais personagens assexuadas, ou seja, pessoas com pouca ou nenhuma atração romântica por outros, que não têm qualquer desejo ou quase nenhum desejo de iniciar uma relação. Os autores do estudo afirmam ainda que os valores e desejos da Geração Z vão muito para além do que a sociedade tem tipicamente explorado.

Tendo em conta esta tendência, as histórias sobre pessoas ricas e famosas, os triângulos amorosos, o facto de os protagonistas masculinos e femininos terem sempre de acabar juntos romanticamente e o de as relações serem necessárias para se ser feliz são alguns dos tópicos que os inquiridos menos gostam na maioria dos filmes e séries.

Para além disso, o estudo revela também que os jovens consideram as redes sociais a forma mais autêntica de comunicação social, acima da televisão e dos meios de comunicação tradicionais, com 38% a escolherem o TikTok como a plataforma de comunicação social mais autêntica.