4 de março. Foi esta a data da última publicação no TikTok do soldado ucraniano que ficou viral ao partilhar vídeos a dançar de modo a mostrar à filha que está vivo. Depois da ausência, sabe-se agora que Alex Hook, que usa o nome de alexhook2303 na rede social, está vivo e voltou a publicar esta quinta-feira, 17 de março — e em dose dupla.

Primeiro, partilhou um vídeo em ucraniano no qual terá dito, segundo a tradução de uma seguidora, que "está tudo normal, que estão a lutar e estão firmes a defender o país". "E agradeceu à todos os heróis da Ucrânia", pode ler-se no comentário.

EUA e China vão discutir a guerra. Cidades de Lviv e Kiev fortemente atacadas na madrugada
EUA e China vão discutir a guerra. Cidades de Lviv e Kiev fortemente atacadas na madrugada
Ver artigo

Entre as mais de seis mil reações, são várias as pessoas que mostraram felicidade por saber que o soldado está vivo. "Melhor notificação que podia receber hoje", expressaram alguns.

Após este vídeo em que falou da ausência, Alex Hook voltou às danças numa outra publicação curta e animada, junto a uma parede de tijolos que não permite perceber onde é que o soldado se encontra. Também nesta publicação caíram inúmeros comentários a fazer referência ao facto de, felizmente, o soldado estar bem.

"Finalmente, a notícia que o mundo precisava! Estávamos todos preocupados", lê-se num deles. Há também quem fale sobre a razão principal dos vídeos. "A sua filha deve estar orgulhosa de tudo o que está a fazer", escreve uma seguidora.

Mais de 200 mil pessoas colocaram gosto no segundo vídeo (no primeiro após a longa ausência tinham sido 88 mil) que marca o regresso do soldado à rede social e, principalmente, ao contacto com a filha com quem começou a fazer este tipo de vídeos, durante o confinamento.