As hipóteses de ganhar o "jackpot" eram de apenas de uma em seis milhões, segundo o site Oregon Lottery. Mas a verdade é que este norte-americano comprou um bilhete de lotaria (que se aplicava a vários sorteios) na véspera de Natal, espreitou os primeiros e, às tantas, esqueceu-se de que tinha sequer participado no jogo. Comprou o bilhete a 24 de dezembro de 2021 e só quase três meses depois é que se apercebeu de que tinha sido o grande vencedor.
Falamos de Wilbur Brown, um homem do estado do Oregon, nos Estados Unidos, que estava no armazém Moose Lodge em Springfield, na véspera de Natal, quando, por mero acaso, decidiu participar na lotaria Megabucks "26 por 25 dólares".
Afinal, um amigo já tinha participado e explicou-lhe que o bilhete permitia que os jogadores comprassem 26 sorteios consecutivos por apenas 25 dólares (cerca de 22,60 euros). Então, Brown decidiu apostar, com a informação de que teria acesso aos sorteios até 19 de fevereiro de 2022, avança a CNN Portugal.
O norte-americano ainda verificou os primeiros sorteios, mas acabou por se esquecer de que tinha participado nos restantes. "Depois dos primeiros sorteios, eu verificava o meu bilhete", disse Brown ao site Oregon Lottery, em declarações citadas pela mesma publicação. "Depois esqueci o assunto e já nem via."
Brown verificou o bilhete de lotaria por acaso e tornou-se milionário
Em fevereiro de 2022, Brown voltou ao armazém onde havia apostado e decidiu verificar se aquela chave numérica tinha algum valor. Quando a máquina leu o seu bilhete, apresentou a mensagem "grande vencedor da lotaria", mas o norte-americano não sabia, em termos práticos, em que valor se traduzia.
Brown e os amigos consultaram o site da lotaria para descobrir exatamente o valor em causa e foi aí que descobriram que o norte-americano era o vencedor do "jackpot" de 8,9 milhões de dólares (cerca de 8,1 milhões de euros).
Wilbur Brown escolheu receber o prémio ao longo de 30 anos – o que significa que vai receber 200 mil dólares (cerca de 181 mil euros) todos os anos, até perfazer o valor total da lotaria. Sendo que falamos de uma quantia já livre de impostos, no caso.
Uma chave certeira, que acabou por ter dois vencedores. Mais ou menos, vá
E a verdade é que Wilbur Brown não foi o único a quem a chave 15, 33, 34, 40, 42 e 47 mudou a vida. O armazém onde Brown comprou o seu bilhete premiado também beneficiou desta situação.
Graças à vitória de Brown, o Moose Lodge, armazém onde o norte-americano registou a chave, também receberá um prémio de 89 mil dólares (cerca de 81 mil euros) pela venda do bilhete da lotaria – ou seja, receberá o correspondente a um por cento do "jackpot", confirma a CNN Portugal.
"Os últimos dois anos foram desafiantes para nós", disse Michael Scott, gerente do armazém Moose Lodge, à KPIC, que pertence à CNN. "O impacto de receber tal quantia é enorme. Vamos trabalhar com os nossos sócios no sentido de descobrir qual a melhor maneira de usar o dinheiro do prémio", rematou.