Prepare-se que a próxima semana não se avizinha agradável. Pelo contrário, tire o guarda-chuva do armário porque vai chover um pouco por todo o país. Mas vá, pode guardar as camisolas polares porque as temperaturas vão subir, só que ainda não é tempo de começar a ir à praia porque o céu continuará nublado. Por enquanto, boas notícias porque ao menos deixará de se sentir aquele frio gelado por todo o País.

2023 trouxe chuva e frio. Inspire-se nos looks que estas 22 famosas usaram na primeira semana do ano
2023 trouxe chuva e frio. Inspire-se nos looks que estas 22 famosas usaram na primeira semana do ano
Ver artigo

Segundo as previsões do IPMA para a próxima semana, a chuva irá manter-se de forma mais ou menos constante — com alguns períodos de abertas— até quarta-feira, 8 de março. Depois, e até ao fim de semana, o céu deverá permanecer nublado, mas já com a chuva a limitar-se a aparições mais esporádicas, sobretudo nos regiões do minho e interior norte.

A temperatura é que vai subir de forma mais ou menos generalizada em todo o território. As mínimas vão estar entre 1 e 7ºC no interior Norte e Centro e na faixa litoral, Alentejo e Algarve oscilarão entre os 6 e os 12ºC. As temperaturas máximas já são bastante mais convidativas a um passeio ao ar livre. No interior Norte e Centro vão atingir os 11 e os 20ºC, no litoral e a Sul vão variar entre os 15 e os 21ºC.

Nas ilhas o cenário é semelhante: a chuva é quase certa e as temperaturas mais agradáveis. Em São Miguel, Ponta Delgada, as temperaturas máximas vão variar entre os 18ºC e os 16ºC e as mínimas entre os 12ºC e 15ºC. Na Madeira, Funchal, as temperaturas vão oscilar entre os 21ºC e os 25ºC de máxima e os 17ºC e 19ºC de mínima.