Os maquinistas da CP estão em greve ao trabalho extraordinário e mostraram-se insatisfeitos relativamente à proposta de aumento salarial de 51€, que corresponde a uma progressão média de 3,89% na carreira. Em resposta a estas propostas, consideradas "claramente inaceitáveis" pela estrutura sindical, os maquinistas prosseguem em greve e no domingo, 13 de março, as falhas nos serviços chegaram aos 14%.
Desde a meia-noite de dia 11 e até às 23h59 de dia 17, sexta-feira, continuará a "greve à prestação de trabalho a todos os períodos normais de trabalho diários que tenham a duração prevista superior a sete horas e 30 minutos, para as categorias de Maquinista ou Maquinista Técnico". Durante os mesmos dias, os mesmos profissionais fazem ainda "greve à prestação de trabalho a todos os períodos normais de trabalho diário que impliquem entradas e/ou saídas da sede entre as 00h e as 6h".
Entre as 00h de dia 14, terça-feira, e as 23h59 de dia 17, está convocada "greve a todos os períodos normais de trabalho que tenham a duração prevista superior a seis horas, para as categorias Inspetor de Tração ou Inspetor Chefe de Tração".
O tribunal arbitral decretou serviços mínimos de cerca de 30% a nível nacional - e no que seja essencial à segurança e manutenção de equipamento, instalações, serviços de emergência e comboios de socorro.
Consulte a lista de comboios suprimidos até 17 de março:
Para além dos que constam destas listas poderão ser suprimidos outros serviços:
- Alfa Pendular e Intercidades
- Regional e InterRegional
- Urbanos de Lisboa
- Urbanos do Porto
- Urbanos de Coimbra
Veja as viagens de comboio (serviços mínimos) que estão previstas:
- Alfa Pendular e Intercidades
- Regional e InterRegional
- Urbanos de Lisboa
- Urbanos do Porto
- Urbanos de Coimbra
Caso tenha adquirido um bilhete de um dos comboios suprimidos, pode pedir o reembolso do bilhete nas bilheteiras ou através de um formulário disponível no site onde terá de anexar o bilhete original digitalizado, indicar o nome, morada, IBAN e NIF, até dez dias após terminada a greve.
A revalidação pode ser feita gratuitamente até aos 15 minutos que antecedem a partida do comboio da estação de origem do cliente, nas bilheteiras ou em myCP na área "os seus bilhetes", sendo que esta última opção é só válida para bilhetes adquiridos online e na app CP.