Há mais 10 mortes e 256 novos casos de infeção em Portugal pelo novo coronavírus. São estes os dados divulgados esta segunda-feira, 15 de março, pela Direção-Geral da Saúde (DGS), no novo boletim epidemiológico.

Os dados surgem no dia em que muitas crianças portuguesas já regressaram às escolas. A partir desta segunda-feira, as creches, o pré-escolar e primeiro ciclo voltaram às atividades presenciais. Também os cabeleireiros voltaram a abrir e todo o comércio poderá voltar a vender ao postigo.

O que posso fazer a partir de segunda-feira? Guia para esclarecer (quase) todas as dúvidas
O que posso fazer a partir de segunda-feira? Guia para esclarecer (quase) todas as dúvidas
Ver artigo

A marcar a atualidade nacional está ainda a confirmação pela Direcção-Geral da Saúde e pelo Infarmed de que a vacina da AstraZeneca continuará a ser administrada no País. Segundo estas autoridades nacionais, até ao momento, não há evidência de ligação com os casos tromboembólicos registados noutros países. Contudo, em comunicado, afirmam que "este assunto continua a ser acompanhado pelas autoridades nacionais de saúde, através da sua participação na avaliação que decorre a nível europeu em conjunto com as autoridades congéneres europeias, nomeadamente em reuniões a decorrer na próxima semana".

Esta segunda-feira, 15 de março, ficou-se também a saber que a Alemanha, Itália e França já suspenderam a vacina em questão. Esta terça-feira, deverão ser divulgados os resultado de uma avaliação da Agência Europeia do Medicamento sobre a vacina, anunciou o Presidente francês Emmanuel Macron.

Quanto à vacinação do pessoal docente e não docente, o ministro da Educação revelou que a mesma começará já no próximo fim de semana, continuando durante o mês de abril.  Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação, afirmou, em declarações à Antena 1, ter sido informado pela "task force" de que o processo de vacinação se vai iniciar no próximo fim de semana.

"Existe uma estrutura que coordena e que é responsável pelo processo de vacinação e que foi criada para gerir este processo e de acordo com aquilo que fomos informados por essa 'task force' já existe neste momento trabalho com as estruturas regionais e locais do Ministério da Saúde para que a vacinação seja iniciada no próximo fim de semana, nos dias 20 e 21 de março, continuando depois durante o mês de abril", adiantou o ministro citado pelo "Jornal de Notícias".

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.