Há mais sete mortes e 3.194 novos casos de infeção em Portugal pelo novo coronavírus. São estes os dados divulgados esta sexta-feira, 9 de julho, pela Direção-Geral da Saúde (DGS), no novo boletim epidemiológico referente à evolução da crise sanitária no País.

Os novos dados surgem depois desta quinta-feira, 8, ter ficado decidido em Conselho de Ministros que havia novas regras para conter a pandemia da COVID-19 em Portugal.

Agora passa a ser obrigatório um teste negativo para entrar em restaurantes ao fim de semana
Agora passa a ser obrigatório um teste negativo para entrar em restaurantes ao fim de semana
Ver artigo

A partir deste sábado, e durante as próximas semanas, vai passar a ser obrigatório apresentar um teste negativo ou o certificado digital para entrar num restaurante (a partir das 19h de sexta-feira e até às 22h30 de domingo) e no acesso a hotéis ou unidades de alojamento local. Nestes casos, no entanto, a medida é válida em todos os dias da semana e em todo o território nacional. Atualmente, o País tem 27 concelho em risco elevado e 33 em risco muito elevado (mais 14 do que na semana passada). 

Portugal alcançou também esta quinta-feira um novo recorde no número de vacinas contra a COVID-19 administradas num só dia. "Ontem, 8 de junho, foi novamente superado o máximo diário de vacinação com cerca de 158 000 inoculações. Esta nova marca só foi possível com a compreensão e paciência de todos os utentes e o profissionalismo e a entrega dos profissionais dos centros de vacinação que dão, diariamente, o seu melhor", informou o grupo de trabalho responsável pela vacinação em Portugal em comunicado, cita o "Jornal de Notícias". Após este resultado, foi confirmado que, em apenas quatro dias, foram inoculadas mais de 611 mil pessoas no País.

A marcar a atualidade internacional está a vontade da Pfizer de ver aprovada uma terceira dose da vacina, de modo a aumentar a imunidade contra a COVID-19. A intenção do pedido surge após as primeiras impressões de um estudo de reforço de vacinação da Pfizer ter demonstrado que os níveis de anticorpos das pessoas aumentam de cinco para dez vezes mais após uma terceira dose, em comparação com a segunda.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.