Portugal regista já 22.797 infetados e 854 mortos pelo novo coronavírus. São estes os novos dados avançados pela Direção Geral de Saúde (DGS) no boletim epidemiológico desta sexta-feira, 24 de abril. Estes números representam um aumento de 2% de infetados, mas também há mais 34 vítimas mortais do que ontem.

Estes dados são anunciados um dias depois de se ficar a saber como é que se prepara o regresso à normalidade no acesso às praias do País — sendo estabelecida uma lotação máxima, calculada em função da capacidade de cada espaço. Além disso, sabe-se agora que os acessos vão passar a ser controlados pela GNR, PSP e Polícia Municipal, ainda com a possibilidade de a Polícia Marítima controlar os possíveis ajuntamentos nos paredões e no areal.

Kapten e Bolt vão colocar divisórias nos carros para tentar voltar à normalidade
Kapten e Bolt vão colocar divisórias nos carros para tentar voltar à normalidade
Ver artigo

Estão também a ser estudadas as hipóteses de pôr torniquetes à entrada das praias para que seja mais fácil a contabilização do número de pessoas. Discute-se também novas formas de as pessoas terem informação sobre a praia a que se querem dirigir antes de saírem de casa.

Fonte ligada às conversações que estão a decorrer de momento admite que as preocupações são muitas e que nada está definido. E falta saber ainda de que forma os nadadores salvadores se vão proteger e se é viável estabelecer um número máximo de pessoas por praia, calculando pela sua área segura, ou seja, longe das arribas e acima da maré alta.

As autoridades temem que que impondo muitos limites às praias concessionadas, os banhistas prefiram as praias não vigiadas, o que pode levar a uma aglomeração sem controlo.