Há mais uma greve nos transportes esta sexta-feira, 27 de maio. Depois da CP, também o Metropolitano de Lisboa vai sofrer constrangimentos no seu serviço habitual e a circulação só vai começar pelas 9h30 devido a uma greve parcial, de acordo com informações avançadas em comunicado.
Esta é já a décima greve parcial deste ano do Metro de Lisboa, tal como refere Anabela Carvalheira, da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fentrans), que salienta que as reivindicações são as mesmas das passadas paralisações, escreve o "Observador".
A última greve, a 18 de maio, foi um protesto à “falta de efetivos e o clima (instalado na empresa) por parte da direção relativamente aos trabalhadores”. A Fentras explica que a greve é referente às queixas sobre os horários, falta de trabalhadores e más condições de trabalho. Acrescenta ainda que “a grande prepotência por parte da direção leva a que os trabalhadores estejam a atingir o limite de cansaço”.
Mas há mais más notícias — e podem prejudicar o grande regresso dos Santos Populares à capital. A 17 de maio, os trabalhadores do Metro de Lisboa entregaram um pré-aviso de greve para junho para eventos especiais, o que pode fazer com que não existam prolongamentos de horários nas datas festivas do próximo mês.
Para além do metro, também a CP fará uma greve parcial esta sexta-feira, 27 de maio, entre as 15h e as 00h.