Depois de um início de agosto bem quente, as temperaturas descem e há até previsão de mau tempo. O Instituto de Português do Mar e Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso amarelo oito distritos na zona norte de Portugal continental devido à previsão de trovoada, aguaceiros, granizo e vento.

"Trovoada e aguaceiros, que poderão ser de granizo, e acompanhados de rajadas de vento de origem convectiva" poderão então ocorrer nos distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Castelo Branco e Braga, que estão sob alerta amarelo até às 18 horas desta quarta-feira, 10 de agosto. 

Adora ramen mas acha que está muito calor? E que tal caldo arrefecido com gelado?
Adora ramen mas acha que está muito calor? E que tal caldo arrefecido com gelado?
Ver artigo

O resto do País não se safa ao mau tempo esta quarta-feira, havendo também previsão de "condições favoráveis à ocorrência de trovoada e aguaceiros que poderão ser de granizo, no norte e centro, em especial no interior, e no Alto Alentejo", assim como períodos de céu muito nublado durante a manhã na região sul e no litoral centro, de acordo com o IPMA.

Quanto às temperaturas, a mínima vai sofrer uma ligeira descida e a máxima vai descer no interior norte e centro e na região sul. Mesmo assim, o termómetro poderá chegar aos 37ºC em Castelo Branco esta quarta-feira e vai estar acima dos 30ºC noutros nove distritos.

IPMA quarta-feira, 10 de agosto
créditos: IPMA

Por isso mesmo, o risco de incêndio continua elevado, pelo que o IPMA colocou 80 concelhos em risco risco máximo de incêndio, localizados nos distritos de Bragança, Vila Real, Braga, Porto, Coimbra, Guarda, Viseu, Castelo Branco, Santarém e Portalegre.

Já no resto da semana, o cenário de chuva e trovoada quase desaparece — há apenas indicação de "possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada" nas regiões montanhosas do extremo Norte para esta quinta-feira, 11 —, e sexta-feira, 12, o céu vai estar em geral "pouco nublado ou limpo". O fim de semana entra com "céu em geral pouco nublado"

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.