A partir desta sexta-feira, 18 de junho, está proibida a circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa (AML) ao fim de semana. A medida foi anunciada esta quinta-feira após o conselho de ministros, e tem como objetivo "procurar conter o aumento de incidências" de COVID-19 na AML e para a situação "não se alastrar ao País", adiantou em conferência de imprensa a ministra Mariana Vieira da Silva. Entra em vigor às 15h de sexta-feira e termina às 6h de segunda-feira.

Especialistas alertam para a subida de casos em Lisboa e preveem recuo no desconfinamento
Especialistas alertam para a subida de casos em Lisboa e preveem recuo no desconfinamento
Ver artigo

Estas restrições de circulação dizem apenas respeito à área metropolitana de Lisboa como um todo e não à circulação entre concelhos da área. 

Para além de Lisboa, existem outros concelhos em risco de recuar no desconfinamento, e que registam 120 a 240 casos por 100 mil habitantes pela segunda vez: Albufeira, Arruda dos Vinhos, Braga, Cascais, Loulé, Odemira, Sertã e Sintra. Já em Sesimbra, que registou novamente 240 a 480 casos por 100 mil habitantes, a restauração e os estabelecimentos vão encerrar às 15h30 durante os fim de semana, adianta o "Observador".

A ministra Mariana Vieira da Silva acrescentou ainda que, com os números atuais, "dificilmente se pode verificar" a nova fase de desconfinamento, prevista para a próxima semana.