Carolina Martins é uma jovem estudante de Medicina que, aos 23 anos, foi diagnosticada com uma leucemia Mieloide Aguda. Já foi submetida ao primeiro de vários ciclos de quimioterapia e possivelmente necessitará de ser submetida a um transplante de medula óssea. No seu Instagram, Carolina, sempre com uma escrita poética e um toque de humor, vai partilhando relatos desta jornada com a qual não contava. Nos últimos dias, várias influencers partilharam um story de Carolina que fez um apelo para que todos façam doação de medula, o que deu grande dimensão ao seu caso.
No seu Instagram, Carolina escreveu sobre o dia em que recebeu o diagnóstico e soube que teria de ficar internada. O episódio remonta a dia 7 de dezembro de 2022 quando estava a estagiar e recebeu o resultado das análises. Fala de como foi importante a companhia de uma amiga, colega de profissão, que a acompanhou durante todo o dia e o tornou um pouco mais tolerável.
Carolina relata algumas experiências que vai vivendo no hospital, conta como se sente impotente e do medo que não consegue evitar sentir. Acima de tudo, a jovem mostra-se grata pelo apoio que tem recebido dos pais, com quem tem uma relação forte e por todos os outros, conhecidos e desconhecidos, que têm ajudado a partilhar a sua história.
Ainda assim, não deixa de partilhar os momentos mais difíceis e assume que se tem sentido muitas vezes vulnerável: “se antes via na vulnerabilidade um ato transformador e de humildade, agora vejo-a como uma prisão”, pode ler-se numa das suas publicações.
Dia 26 de dezembro Carolina fez um apelo à doação de medula óssea nas redes sociais, não só por si, mas por todos os que se encontram na mesma situação. Os requisitos para se tornar dador são: ter entre 18 e 45 anos, um mínimo de 50 quilos, 1,50 m de altura e ser saudável.