Britney Spears está mais próximo de se ver livre da tutoria comandada pelo pai. Jamie Spears deu entrada esta quinta-feira, 12 de agosto, com a documentação no Tribunal Superior de Justiça de Los Angeles para abandonar o cargo de tutor da filha de 39 anos, declarando estar disposto a colaborar numa "transição ordeira" para um novo tutor legal, avança a imprensa norte-americana.

Esta decisão inesperada poderá, de acordo com o site Deadline, surgir em antecipação a vários processos legais que Jamie Spears irá enfrentar, na sequência das declarações que Britney fez em tribunal, acusando-o de maus tratos e exploração.

Britney Spears. "Não voltarei aos palcos enquanto o meu pai controlar aquilo que uso"
Britney Spears. "Não voltarei aos palcos enquanto o meu pai controlar aquilo que uso"
Ver artigo

Apesar de ter decidido sair do papel de tutor legal da filha, Jamie Spears declarou, através dos seus advogados, estar a ser "alvo de ataques injustificados". "No entanto, ele não acredita que uma batalha pública sobre o seu trabalho enquanto tutor seja do melhor interesse da filha".

"Apesar de não contestar esta petição injustificada para ser removido da tutoria, Mr. Spears pretende trabalhar com o tribunal e com o novo advogado da filha para, assim, preparar uma transição ordeira para um novo tutor", pode ler-se ainda no comunicado do representante legal de Jamie Spears.

No entanto, na mesma declaração, os advogados do pai da cantora afirmam que "não existem circunstâncias urgentes que justifiquem a suspensão imediata de Mr. Spears (...) Apesar do seu título formal [tutor] Mr. Spears será sempre o pai de Ms. Spears, amá-la de forma incondicional e acautelar os melhores interesses dela".

Apesar de, em tribunal, o pedido para remover o pai do papel de seu tutor legal ter sido rejeitado (a juíza Brenda Penny adiou a data de uma nova audiência para setembro), este volte face inesperado pode fazer com que o pedido feito por Mathew Rosengart (advogado de Britney) para retirar Jodi Montgomery do papel de co-tutora seja aceita. O causídico que representa atualmente a cantora norte-americana quer que seja Jason Rubin, contabilista forense, a assumir esse papel.

Advogado diz que pai de Britney lhe "retirou milhões de dólares"

Numa agressiva declaração pública, após ter sido conhecida a decisão de Jamie Spears, Mathew Rosengart condenou o pai da cantora por fazer "acusações falsas e golpes baixos", instando-o a retirar-se imediatamente do papel de tutor.

"Esta é uma grande vitória para Britney Spears. Anunciei no tribunal, a 14 de julho que estava na altura de Mr. Spears ser suspenso ou retirado desta tutoria e que a minha firma trabalharia de forma rápida e agressiva para alcançar esse desfecho. (...) Estamos satisfeitos que Mr. Spears e o seu advogado concederam dar entrada com um pedido de remoção da tutoria. Estamos, no entanto, desapontados com os contínuos, vergonhosos e condenáveis ataques contra Britney Spears e outras pessoas", pode ler-se.

Britney Spears compara tutela do pai a tráfico sexual. Oiça o relato arrepiante da princesa da pop
Britney Spears compara tutela do pai a tráfico sexual. Oiça o relato arrepiante da princesa da pop
Ver artigo

"Tencionamos continuar a nossa vigorosa investigação sobre a conduta de Mr. Spears (e outros) que, ao longo dos últimos anos, retirou milhões de dólares dos bens da filha. Quero também ter o depoimento sob juramento de Mr. Spears num futuro próximo. Enquanto isso não acontece, em vez de fazer falsas acusações e golpes baixos à própria filha, Mr. Spears devia manter-se em silêncio e abandonar o cargo de tutor imediatamente", comunica ainda o advogado de Britney Spears, numa declaração enviada aos órgãos de comunicação social norte-americanos.