A cobertura do bolo de casamento do príncipe Carlos e da princesa Diana foi vendida a Gary Layton, de Leeds, no norte de Inglaterra, por 2181 euros (cerca de 1850 libras), depois de ter sido anteriormente avaliada no valor máximo de 589 euros (aproximadamente 500 libras). Em leilão estava uma porção de um dos 23 bolos de casamento oficiais, que apresenta uma camada açucarada com o escudo de armas real colorida a ouro, vermelho, azul e prata.
À data do casamento, transmitido em direto na televisão e assistido por mil milhões de pessoas em todo o mundo, a 29 de julho de 1981, o atual pedaço leiloado foi oferecido a Moyra Smith, membro da casa da Rainha Mãe, na Clarence House, que preservou a cobertura com película aderente até 2008, ano em que a sua família o vendeu a um colecionador.
O leilão decorreu na passada quarta-feira, dia 11 de agosto. Depois de várias licitações, Layton, um afretador de barcos de luxo e seguidor da família real britânica, ofereceu o valor mais alto pela cobertura histórica. De acordo com o "The Guardian", o comprador diz já ter colocado a porção do bolo, juntamente com a sua propriedade, para caridade após a sua morte.
"Também pensei em colocá-lo como prémio de rifa, para que parte do dinheiro revertesse para o Centrepoint [centro de caridade, que ajuda jovens sem-abrigo], do qual a Princesa Di era patrona", acrescentou Garry Layton.
"Aparenta estar em boas condições, como quando foi originalmente vendido", avança Chris Albury, avaliador sénior no Dominic Winter Auctioneers, à USA Today. "Mas recomendamos que não seja ingerido", acrescenta.
O príncipe de Gales e a Lady Diana Spencer, que se tornou princesa de Gales, casaram-se na catedral de St Paul's, a 29 de Julho de 1981. O casal separou-se 11 anos mais tarde, em 1992, e finalizou o processo de divórcio em 1996. Meses antes, Diana concedia a famosa entrevista, onde revelava a existência de casos extraconjugais. "Bem, éramos três neste casamento, por isso estava um bocado lotado", rematou.
Diana morreu há 24 anos, mas a leiloada cobertura do bolo é apenas umas das peças históricas que a eternizam. No passado dia 1 de julho, Diana celebraria o seu 60º aniversário. Como forma de marcar o aniversário da princesa, que sofreu um acidente de automóvel fatal em Paris, em 1997, os filhos William e Harry uniram-se para inaugurar a estátua de homenagem à mãe no Palácio de Kensington.
"Todos os dias desejamos que ela ainda estivesse connosco e a nossa esperança é que esta estátua seja vista para sempre como um símbolo da sua vida e do seu legado", lê-se na descrição da publicação.