Dina Guedes participou na terceira temporada de "Casados à Primeira Vista", a experiência social da SIC que junta desconhecidos no altar. No entanto, na emissão deste domingo (24) do programa, a educadora de infância decidiu colocar um ponto final na experiência. Esta terça-feira (26), falou pela primeira vez sobre o que se passou.
A educadora de 33 anos foi emparelhada com Tiago Jaqueta, natural de Sesimbra, mas a relação não correu bem. Com uma traição pelo meio, da parte do atleta de 32 anos, o casamento acabou por chegar ao fim, sendo que optaram pelo divórcio. Dina Guedes esteve no programa "Júlia" a contar a sua versão da história.
Num programa dedicado à violência psicológica e às relações amorosas tóxicas, Dina foi a última entrevistada. "Vamos ouvir, pela primeira vez, o que é que ela sentiu durante a polémica participação em 'Casados à Primeira Vista'", anunciou Júlia Pinheiro. Atualmente a trabalhar como técnica administrativa, Dina garantiu que "queria muito" que a premissa do programa resultasse.
"Acreditei mesmo. Depositei muito", frisou, referindo a fé que tinha nos especialistas como meio para encontrar o príncipe encantado, o amor. Dina começou a chorar ao ver as imagens do casamento com Tiago Jaqueta, momento que considerou "lindo" e "mágico". "Não parecíamos dois estranhos", garantiu, embora o fossem.
Dina Guedes acreditou que "tinha tudo para correr bem" no casamento que sempre levou "muito a sério". No entanto, não foi o que se verificou, tendo terminado no divórcio. "Nunca esperei este desfecho. Nunca mesmo", disse a Júlia. Foram "muitas" as vezes em que Dina se sentiu "desrespeitada".
"Não tem o mínimo de respeito por mim. Eu senti-me abandonada"
Dina e Tiago foram em lua de mel para Cabo Verde, mas, ao contrário do esperado, foi o início do fim. A bracarense sentia-se "desconfortável" devido ao frio que estava no país e às câmaras que a acompanhavam, mas Tiago apenas a "picava". "Começou a ficar distante de mim", afirmou, deixando de se sentir segura.
Numa das noites da lua de mel, Tiago Jaqueta conheceu Anna Cherepanova, uma cidadã russa com quem acabaria por trair a mulher com quem casou no programa da SIC. Contudo, de acordo com Dina, Tiago não contava a verdade. Dizia-lhe ter estado a "desabafar" com esta nova amiga.
"Foi uma conversa na base do respeito? Não passou disso?", terá questionado Dina, ouvindo um "sim" de volta de todas as vezes. O atleta trocava várias mensagens com Anna, algo que Dina estranhava. "Eu só percebo que o Tiago se envolveu com ela posteriormente", explicou, sendo que o ex-marido o negou "do início ao fim do programa". "E eu acreditei".
Dina terá ficado sozinha no quarto numa noite em que Tiago saiu da cama sem avisar, altura em que "as coisas começam a descambar". "Eu entrei em pânico, porque fiquei sozinha. Não tem o mínimo de respeito por mim. Eu senti-me abandonada", considerou.
"Aquilo que aconteceu na lua de mel foi duro de suportar, mas eu achei que as coisas iriam melhorar", assegurou. Quanto à relação com Anna, diz que não fez "daquilo um drama", porque "foi só uma conversa". Mas a confusão não acabaria aqui. "Continuava a mentir-me e a manter contacto com outra pessoa".
"Ela foi-me dizendo que eles nunca foram só amigos. É assim que eu descubro a traição"
De volta a Portugal, Dina encontrou umas cuecas vermelhas na mochila de Tiago, que alegou que seriam de uma antiga namorada. Porém, ao falar com Anna Cherepanova pelas redes sociais, Dina ficou ciente de que esta era a verdadeira proprietária da lingerie. "Ela foi-me dizendo que eles nunca foram só amigos. É assim que eu descubro a traição".
"Às vezes, a lavagem cerebral era tão grande que acabava por acreditar em tudo", explicou a Júlia Pinheiro. Dina não confrontou Tiago com esta questão em privado. Fê-lo, em vez disso, durante a última gala (24). "Eu tinha sido tão exposta, tão humilhada. Se eu falasse em privado com o Tiago, ele ia desmentir tudo e o problema ia continuar a ser meu, os meus fantasmas, a minha bagagem", justificou.
Tiago Jaqueta acusou Dina de o ter usado quando se envolveram fisicamente. "O Tiago tinha de me atacar por todos os lados, então atacou de forma muito baixa. Magoou muito. Eu não merecia ouvir aquilo", apontou. Admitiu que quis apalpar o terreno antes de decidir se iria ter relações sexuais com Tiago, mas foi algo que sempre considerou. "Eu precisava de segurança. Precisava de perceber que aquela pessoa estava com as mesmas intenções que eu".
Estas situações culminaram no divórcio e, portanto, na saída do reality show da SIC. Depois disto, segundo Dina, Tiago bloqueou a ex-mulher nas redes sociais. "Ficou muito chateado comigo, muito ofendido, e disse que nunca me perdoaria isto que eu lhe fiz", contou.
Neste momento, já a desbloqueou, sendo que chegaram a trocar "algumas palavras", mas Dina não esconde que "é sempre muito complicado ter uma conversa com o Tiago". De momento, não se falam. "Não quer nada com ele?", perguntou-lhe Júlia. "Não", respondeu, de imediato, Dina.
"Eu não tive um pedido de desculpa, que acho que era o mínimo que eu merecia"
Dina admite sentir-se magoada com tudo o que vai vendo e descobrindo. "Eu não tive um pedido de desculpa, que acho que era o mínimo que eu merecia", explicitou. "Fui sempre muito transparente, sempre mostrei as minhas intenções", defende, assegurando que aceitaria se Tiago lhe tivesse contado que se apaixonou por outra mulher. "Não condeno isso".
O problema foi a falta de sinceridade constante. "Eu era um meio para o Tiago atingir um fim", acha Dina. O fim? "É fama, é o aparecer, é o mediatismo". Para a técnica administrativa, o objetivo de Tiago Jaqueta sempre foi tornar-se famoso para poder evoluir em termos profissionais.
"Voltava a inscrever-se?", perguntou Júlia. "Não, de todo", respondeu a ex-concorrente, que agora acha que "Casados à Primeira Vista" é "um programa de televisão e não um programa para encontrar o amor". Mesmo com as tentativas de Tiago para que Dina o perdoasse (como uma ida a Braga em que foi "mostrar que estava arrependido e que aquilo que tinha acontecido não passou de uma amizade"), a relação não tinha futuro.
Na próxima quinta-feira (28), será Tiago Jaqueta a sentar-se em frente a Júlia Pinheiro para contar tudo através da própria perspetiva. Dina Guedes esclarece que "reviver isto ainda dói, ainda custa", porque "foi muito duro". A bracarense agradece o apoio dos familiares (que também "achavam mesmo que ia correr bem") e também dos espectadores.