Esta quinta-feira, 13 de maio, Fátima Lopes assinala o seu 52º aniversário. Nas redes sociais, a apresentadora já assinalou o dia, aproveitando para deixar uma mensagem aos seguidores: "Celebro hoje 52 anos, consciente que tenho um ano muito desafiante pela frente, mas com a certeza que caminho no sentido certo, acompanhada por pessoas que me iluminam, encorajam e me fazem crescer", escreveu.
Pela primeira vez desde 1994, quando se estreou no "Perdoa-me", da SIC, a apresentadora celebra o seu aniversário longe da televisão. Foi no formato da estação de Paço de Arcos que começou a paixão pela caixinha mágica e, desde aí, nunca mais parou.
Seguiu-se "All You Need Is Love", no mesmo canal, um formato feito de encontros e reencontros no qual a equipa do programa percorria o País com o objetivo de ajudar pessoas que estavam longe daqueles que mais gostavam. "Fátima Lopes", "Roda dos Milhões" e "SIC 10 Horas" foram alguns dos projetos que conduziu nos anos seguintes.
A comunicadora também foi a anfitriã dos "Globos de Ouro", entre 2003 e 2005, ao lado de outras figuras bem conhecidas do público que faziam parte da estação naquela altura, bem como Catarina Furtado ou Herman José.
"Fátima", que conduziu entre 2005 e 2009, foi o talk show que substituiu o "SIC 10 Horas" e último formato das manhãs que apresentou na estação de Paço de Arcos. Antes de rumar à TVI, em 2010, Fátima ainda conduziu na SIC o "Vida Nova", programa das tardes que marcou o seu regresso à televisão seis meses após ter sido mãe.
Já no canal de Queluz de Baixo, a comunicadora começou por apresentar o concurso "Agora é que Conta", deixando depois o formato para passar para as tardes. "A Tarde é Sua" esteve em exibição nas tardes da TVI de 2011 a 2020, programa que foi cancelado este ano para dar lugar a "Goucha".
Fátima deu ainda cara a outros formatos como "Canta Comigo", enquanto jurada, em 2011, apresentou o "Pequenos Gigantes", em 2015, "Let's Dance - Vamos Dançar", em 1017, "Conta-me Como És", em 2018, ou "First Dates", em 2019.
Percorra a galeria de fotos.
Afastada da TVI há cinco meses
Fátima Lopes saiu da TVI há cinco meses, depois de deixar de ser apresentadora do "A Tarde é Sua". Quando deixou as tardes da estação de Queluz de Baixo, ao ser substituída por Manuel Luís Goucha, havia sido anunciado que Fátima seria a anfitriã do "C’è posta per te".
No entanto, o motivo pelo qual saiu da estação de Queluz de Baixo foi justamente o novo programa que deveria ir para o ar aos sábados à noite. Desde que quebrou a ligação ao canal que se tem especulado qual será o próximo projeto de Fátima Lopes. A imprensa e vários sites especializados em televisão já noticiaram um possível regresso à SIC, mas conforme a MAGG noticiou, essa hipótese não foi sequer discutida pela estação de Paço de Arcos.
Sem um vínculo profissional com qualquer estação, a também escritora pode agora surgir em vários canais e ser convidada de diferentes programas. Fátima Lopes escolheu o canal 24 Kitchen para regressar ao pequeno ecrã, onde esteve à conversa no programa "Os Segredos da Tia Cátia", em março.
A comunicadora lança este mês o seu novo livro, "Encontrei o Amor Onde Menos Esperava". É também autora de nove outras obras literárias, entre os quais os romances "Amigas Para Sempre" ou "Mães e Filhas com História".
É mãe de dois filhos, Filipe, de 12 anos, fruto do casamento com o enfermeiro Luís Morais, de quem se divorciou em 2017, e Beatriz, de 21, de um relacionamento anterior.