O Troféu Domingão Melhores do Ano, mais conhecido apenas como Melhores do Ano, é uma cerimónia da rede brasileira TV Globo, realizada anualmente e na qual o público elege os artistas que fizeram sucesso nos últimos 12 meses. E, apesar de não estar presente, a influenciadora Gessica de Vasconcelos (mais conhecida como Gkay) foi alvo de uma piada – e não gostou.
Durante o programa, transmitido este domingo, 25 de dezembro, Fábio Porchat fez uma homenagem a Jô Soares, humorista que morreu em agosto deste ano. E escolheu o momento para fazer uma piada sobre Gkay.
“Eu olho o Jô e fico pensando: ‘o que ele faria com uma Gkay, né, Tatá?’”, questionou, dirigindo-se à apresentadora e atriz Tatá Werneck. Em seguida, o apresentador continuou. "Foi por isso que ele preferiu nos deixar, às vezes, né?", apontou, insinuando que o humorista preferiu morrer a entrevistar a influenciadora.
No entanto, estes não foram as únicas críticas dirigidas à criadora de conteúdos, mesmo que de forma implícita. Num outro momento da cerimónia, o ator Paulo Vieira zombava dos padrões de qualidade da Globo, aquando da transmissão da festa de aniversário da influenciadora, Farofa da Gkay.
"Tatá, a gente fica tão preocupado quando vai apresentar na Globo, a gente pensa: 'nossa, o padrão Globo de qualidade, fazer uma coisa de alto nível, elegante'. E aí eu vi que a Globo transmitiu a Farofa da Gkay. Então, eu acho que sou a última pessoa que se preocupa com o padrão Globo de qualidade", comentou. E Tatá continuou a piada. "Eu tinha medo da Gkay, agora tenho medo de vocês", dirigindo-se a Paulo Vieira e a Fábio Porchat.
Todas estes comentários culminaram num desabafo sentido, publicado nas redes sociais de Gessica Vasconcelos. Numa série de tweets, a influenciadora mostrou-se bastante afetada com os comentários proferidos pelos apresentadores, dizendo que estava "cansada" daquele género de piadas e que devia ser "um lixo enorme" para lhes servir como mote.
"Você dizer que uma pessoa preferiu ir embora do que me entrevistar, realmente não tem noção alguma do quanto isso me fere em mil lugares", desabafou. "Primeiro, pois sei o que é perder alguém, segundo porque ser entrevistada pelo Jô era um dos meus sonhos, e terceiro porque eu devo ser um lixo enorme", explicou a influenciadora.
Mas o desabafo não se ficou por aqui. "Cansada de ser essa piada de merda prás pessoas, de ser chacota, de ser escória, de ser tratada sei lá, cara só to em casa com minha família, vendo filme e é isso que recebo, tive que sair da sala pra ir chorar no quarto e minha mãe não ver, porque não quero estragar o Natal dela", continuou Gkay.
"Tô cansada de verdade, sabe gente, cansada mesmo, na verdade estou exausta, porque eu não sei o que fiz pras pessoas me odiarem tanto, me humilharem tanto, dia após dia e agora até em rede nacional, mostrando que eu sou uma piada no sentido ruim para o Brasil inteiro", concluiu.
E esta polémica acabou por dividir o Twitter. É que há quem esteja do lado da influenciadora e que, à semelhança desta, considere que os apresentadores se tenham excedido, mas também há quem tenha achado piada aos comentários, dando-lhes razão. E foi precisamente este debate que levou Fábio Porchat a pronunciar-se.
Um seguidor lamentou a atitude do apresentador, dizendo: “Senta aqui, vamos conversar. Se você tem algo contra alguém você não deve sair em redes sociais propagando o ódio, você deveria ser sensato e chamar a Gkay e conversar particularmente. Vocês são inspiração para várias pessoas, não deixe isso mudar”.
Depois, Fábio Porchat, numa frase curta e concisa, respondeu: "Eu mandei", completando a mensagem com um emoji de coração. Assim, o apresentador deu a entender que contactou a influenciadora, aquando das piadas proferidas em plena cerimónia.