De Lisboa ou na reta final do percurso, o que importa é ir. E foi o que decidiram fazer Ana Galvão, Ana Garcia Martins e Miguel Costa: ir a pé até Fátima, juntando-se a milhares de peregrinos que, esta noite de 12 de maio, encherão por completo o recinto da Cova da Iria para assistir à procissão das velas.

Ana Galvão partiu na madrugada de dia 11, tendo-se juntado a um grupo de peregrinos para fazer a etapa final do caminho até ao Santuário de Fátima. No Instagram, a animadora do programa "As Três da Manhã", da Renascença, tem contado a par e passo todos os momentos desta jornada, desde a noite que passou "num pavilhão partilhado com mais 150 peregrinos" até ao sentimento de entusiasmo com a chegada a Fátima.

A Pipoca Mais Doce sobre peregrinação a Fátima. "Não trago pedidos ou promessas"
A Pipoca Mais Doce sobre peregrinação a Fátima. "Não trago pedidos ou promessas"
Ver artigo

"Ao contrário do que se podia pensar (nunca dividi 'quarto' com tanta gente), dormi que nem um bebé , mesmo com as iluminações do pavilhão todas ligadas e o barulho das pessoas (até aplausos, celebrações e crianças a brincar …). Mas apaguei, morta de cansaço e, isso foi extraordinário , com zero preocupações, apenas dormir. Alguém me acordou às 5 para começar a arrumar tudo e sair", contou a animadora de rádio.

"O meu medo era não conseguir mexer um musculozinho que fosse, mas, nem sei como, estou como nova, sem um pingo de dores em lado algum (na verdade acho que teve que ver com uma pomada de cavalo, isto é verdade, existe, emprestada por um dos nossos comparsas de viagem). Agora só falta a chegada e quero muito testemunhar, perceber o que é essa 'sensação de chegada a Fátima'", explicou ainda Ana Galvão esta quinta-feira.

Miguel Costa escolheu fazer o caminho completo desde a cidade onde vive, Lisboa. O ator e repórter do programa das manhãs da SIC "Alô Portugal" decidiu "há um ano" que iria iniciar esta "missão", apesar de, recentemente, ter estado doente com gripe, como explicou na rede social Instagram, onde tem partilhado todas as etapas do caminho.  "Se é verdade que vou por mim, é também verdade que quero perceber o que move os milhares de peregrinos. Vou também para aprender, para partilhar", explicou. Miguel Costa tem também partilhado esta jornada no programa "Alô Portugal", onde surge todos os dias em direto.

O ator contou ainda que o segundo dia foi "muito difícil", mas que conseguiu recuperar o ânimo graças ao grupo de peregrinos a que se juntou.  "Terceira etapa. Os anjos da guarda existem. Sorte a minha ter apanhado o grupo de peregrinos do Forte da Casa! Grupo incrível, que me amparou neste terceiro dia, depois de um segundo dia muito difícil em que questionei tudo. Nunca esquecerei a generosidade de todo o grupo, desde os curativos que a Madalena que me fez, ao apoio constante da Anabela, as histórias de peregrinação do Manel (quase a fazer 80 anos), os meus três irmãos (Carlos, Ivan e Leandro), todo o grupo! Todo o grupo sempre a levar-me ao meu destino. Acabei por fazer mais quilómetros exactamente porque ia tão bem acompanhado. Mas na realidade esse espírito de partilha existe da parte de todos os peregrinos. É incrível. É lindo. Transportarei comigo sempre", escreveu Miguel Costa.

Para Ana Garcia Martins, esta não é a primeira peregrinação a Fátima. A influenciadora digital, mais conhecida como A Pipoca Mais Doce, decidiu fazer apenas a etapa final, entre Mira Daire e Fátima. "Dizia há pouco o padre que nos acompanha que, à medida que nos aproximamos do Santuário, vai passando tudo. O cansaço, as dores, o desconforto. E é mesmo verdade, quem já faz o caminho sabe que é. É mais ou menos como ter filhos, a pessoa esquece-se de como é e depois até repete a experiência. Vamos embora, que o caminho faz-se andando", escreveu Ana Garcia Martins.

Pela primeira vez desde 2019, as celebrações do 13 de maio no Santuário de Fátima acontecerão sem restrições impostas pela pandemia da COVID-19. 2022 é o ano do 105.º aniversário das aparições da Virgem aos três pastorinhos e é esperada uma afluência ao santuário com níveis aproximados ao período pré-pandemia. Além da procissão das velas, esta quinta-feira, 12, às 21h30, na sexta-feira, 13, o momento alto do dia é, a procissão do adeus, no Altar do Recinto de Oração.

Veja as fotos.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.