Este é o novo desafio do Instagram que já chegou a Portugal: #WomenSupportingWomen (Mulheres Apoiam Mulheres). A corrente de positividade e empoderamento feminino está a ganhar força entre as celebridades portuguesas. O objetivo é que qualquer mulher publique uma fotografia a preto e branco na sua rede social e que nomeie outras mulheres para o mesmo desafio.

Ao publicar a foto, é conveniente usar as hashtag #WomenSupportingWomen e #ChallengeAcepted. Bem como nomear uma mulher do seu círculo mais próximo, para garantir que o movimento não é quebrado e que a mensagem de solidariedade feminina é passada ao maior número de pessoas.

Em Portugal, foram já várias as celebridades que se manifestaram e que contribuíram para as mais de seis milhões de imagens partilhadas com a hashtag do movimento. Entre elas estão Cristina Ferreira, Maria João Bastos, Iva Domingues, Tânia Ribas de Oliveira ou até mesmo Sara Sampaio.

"Make My Size". O movimento criado para relembrar a indústria da moda que os corpos não são todos iguais
"Make My Size". O movimento criado para relembrar a indústria da moda que os corpos não são todos iguais
Ver artigo

A apresentadora das tardes da RTP, Tânia Ribas de Oliveira, foi nomeada por Catarina Furtado. E na publicação escreveu o seguinte: "Desafio aceite, Catarina Furtado! Desafio uma mulher de cada canal, entre tantas outras que admiro: Sónia Araújo, Cristina Ferreira e Júlia Pinheiro", explicando que resolveu escolher uma apresentadora de cada canal para também dar cara ao movimento.

Cristina Ferreira aceitou o desafio proposto pela colega de profissão, Tânia Ribas de Oliveira. "Tânia Ribas de Oliveira, com atraso mas aqui vai a resposta ao desafio. Escolhi das minhas fotos favoritas. Vou pedir à Débora Sá para fazer o mesmo", aproveitando para nomear a apresentadora do Porto Canal.

A atriz Maria João Bastos também não ficou indiferente ao movimento de empoderamento das mulheres em plena pandemia e acabou por escrever outras hashtags relacionadas com a solidariedade feminina, assim como #SomosLindasDoJeitoQueSomos ou #AmemosUmasAsOutras.

#FreeBritney. O movimento que quer libertar Britney Spears do alegado esquema de manipulação do pai
#FreeBritney. O movimento que quer libertar Britney Spears do alegado esquema de manipulação do pai
Ver artigo

Iva Domingues aceitou o desafio de Maria João Bastos e quis partilhar algo mais com os seus seguidores, uma frase de Maya Angelou: “Sempre que uma mulher se defende, sem nem perceber que isso é possível, sem qualquer pretensão, ela defende todas as mulheres", publicou a apresentadora. De seguida, nomeou outras mulheres, das quais se destacam Sara Sampaio e Daniela Ruah.

A manequim Sara Sampaio agradeceu a Iva Domingues e a outras duas amigas pela nomeação, ao mesmo tempo que partilhou a sua fotografia a preto e branco em que se mostra a sorrir.

Já Daniela Ruah, aproveitou para deixar uma mensagem de esperança às seguidoras que a acompanham naquela rede social: "Mulheres a apoiar e elevar outras mulheres, não importa quem ou de onde elas venham. Parceiras, mães, madrastas, mães solteiras, damas solteiras, filhas, irmãs, senhoras que trabalham em casa,  que trabalham fora de casa e qualquer outra pessoa intermediária ... envio-vos todo amor e força", escreveu a atriz de "NCIS: Los Angeles".