Aponte na agenda. É já esta na próxima  terça-feira, 14 de dezembro, que a brasa do Fogo — restaurante chefiado por Alexandre Silva — recebe um convidado especial. O chef detentor de uma estrela Michelin ( no restaurantes Loco) recebe Ricardo Nogueira, do restaurante Mugasa, em Sangalhos, para um dia onde o leitão é o ingrediente principal dos pratos servidos.

Bono. O novo restaurante de Lisboa cozinha no fogo e tem sobremesas que são peças de arte
Bono. O novo restaurante de Lisboa cozinha no fogo e tem sobremesas que são peças de arte
Ver artigo

Juntos, os dois chefs irão preparar um menu a quatro mãos, que apenas estará disponível ao almoço (das 12h às 16h) ou ao jantar (das 19h às 00h30) no dia 14 de dezembro. Seja no forno a lenha, no grelhador ou nos tradicionais potes de ferro, aqui, todos os ingredientes passam pela chama antes de chegarem à mesa.

"O fogo é um elemento vivo – e todos os dias é diferente. Tem de ser dominado. Tens de trabalhar todos os dias com o fogo para saberes lidar com ele. Texturas, crocâncias, sabores, tudo isso é trabalhado aqui, na hora", salienta Alexandre Silva em comunicado.

Para Ricardo Nogueira, do Mugasa, "vir a Lisboa cozinhar no Fogo é uma experiência única. "Admiro muito alguém que teve a coragem de abrir um espaço exclusivamente em torno do fogo", diz, referindo-se ao chef Alexandre Silva.

No dia 14, a refeição começa com serviço de pão do Fogo, iscas de leitão grelhadas em escabeche e arrozinho de cabidela de leitão. Os pratos principais são chanfana em forno de lenha e leitão assado à Bairrada e, para terminar em grande, há aletria e papa de abóbora com canela e noz.

O menu tem o custo de 75€ por pessoa (com bebidas incluídas) e as reversas deve ser feitas através do e-mail do restaurante (fogo.reservas@alexandresilva.pt) ou contacto telefónico (217 970 052).

Morada: Av. Elias Garcia 57, 1000-114 Lisboa
Contacto: 217 970 052