Há 11 anos nasceu o Café Galeria House Of Wonders, em Cascais, um restaurante no qual não entra carne ou peixe, apenas legumes, muito sabor e pessoas curiosas (mesmo que não sejam vegetarianas). Durante a década que passou o restaurante foi crescendo e hoje é palco de vários momentos de manhã à noite.

"Nós começámos com um andar e era só eu 'me, myself and I'", começa por dizer à MAGG a bem disposta Anna Catharina de Bruin, holandesa responsável pelo espaço. "Comecei a fazer refeições com legumes, porque quando cheguei a Portugal faltava um bocadinho de legumes na cozinha. Sou holandesa e na minha cultura comemos muitos vegetais frescos e então pensei: 'Tem de ser alguém a começar uma coisa assim'".

O Asoka chegou a Cascais e as alternativas vegetais estão prontas a safar o jantar e o planeta
O Asoka chegou a Cascais e as alternativas vegetais estão prontas a safar o jantar e o planeta
Ver artigo

E assim foi. Abriu o Café Galeria House Of Wonders em agosto de 2011 e ao longo dos anos o espaço foi crescendo. Ao primeiro andar acrescentou outro e agora o restaurante é composto por dois edifícios, com um roof garden, uma esplanada e um espaço coberto para dias de vento ou muito sol. "Temos muito espaço para as pessoas", remata. Pessoas essas que a cada visita encontram, acima de tudo, saúde nos pratos.

Esta casa das maravilhas, como se traduz o nome original para português, tem um ambiente informal, descreve Anna, e a parte da galeria associada ao nome não está diretamente ligada ao tipo de arte a que habitualmente associamos imediatamente. "É Galeria House Of Wonders, mas é galeria da comida. E também é galeria da arte no sentido em que a casa é muito artística", acrescenta.

Isso é notável pela decoração colorida, que mistura vários materiais, como metais e madeiras reaproveitadas e pintadas à mão, elementos marroquinos e um balcão mármore especial.

O restaurante sem ementa física, só visual

Antes de falarmos com Anna Catharina de Bruin, andámos à procura do menu deste restaurante. Reparámos que não havia e foi então em conversa com a responsável percebemos como tudo funciona.

"O nosso menu é visual. Mostramos a cada dia as coisas que cozinhamos aos clientes. É bem diferente de todo o lado do mundo. A nossa cozinha é sustentável no sentido em que usamos apenas legumes frescos que vêm do mercado. E quando acabou um prato, acabou um prato. É um bocadinho como antes e, para mim, como deve ser", refere Anna.

O Café Galeria House Of Wonders rege-se pela sazonalidade dos legumes e por isso mesmo um dos pratos deste dia de primavera em abril é um gratinado de abóbora, com espinafres, alho francês e queijo emmental. Apesar de a ementa visual ir mudando, o que nunca muda são as influências internacionais que caracterizam a essência do restaurante.

"Os sabores são de todo o lado do mundo. Um bocadinho mediterrânica, asiático, africano, de todo o lado do mundo", descreve Anna. Dentro da categoria do asiático até há sushi, mas veggie, feito apenas com legumes e frutas, tornando-o ainda mais colorido.

Para acompanhar, pode pedir uma das sangrias especiais, feitas com licor caseiro e frutas da época portuguesas, também usadas para fazer os sumos naturais. O mais famoso é o sumo verde, feito com abacaxi, manjericão, laranja, gengibre e espinafre.

"Comer legumes e vegetais é uma boa aventura"

Apesar de algumas pessoas irem por vezes à procura de pratos com proteína animal ou de acharem que por não serem vegetarianos ou vegan não podem comer no Café Galeria House Of Wonders, Anna deixa claro que este restaurante é para todos.

"Mostramos que comer legumes e vegetais é uma boa aventura, boa experiência. Não é só couve, é mais do que isso", diz. "É para toda a gente que goste de comer comida saudável, saborosa e transparente. Nunca congelamos nada e não fritamos", esclarece.

O Café Galeria House Of Wonders também é palco de alguns eventos, como é o caso dos workshops de pintura feitos quase todas as semanas. A participação custa 35€ por pessoa e inclui um brunch vegetal ao estilo House Of Wonders. 

Pode visitar o espaço em Cascais a qualquer dia da semana, das 10h às 22h. Não se aceitam reservas.

Café Galeria House Of Wonders

Localização: Rua da Misericórdia 53, 2750-642 Cascais
Contacto: 911 702 428
Horário: todos os dias, das 10h às 22h

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.