A coisa começou a ser cozinhada no ano passado, quando Alexandre Silva fez do Craveiral o seu espaço de pop up para o que mais tarde veio a ser o Fogo, o restaurante que abriu em Lisboa e onde todos os pratos são feitos na brasa.
Agora, é oficial: o chef com uma estrela Michelin vai abrir neste espaço de turismo de natureza um restaurante no qual vai ser levado à letra o conceito "da horta para a mesa".
“Toda a gente fala de sazonalidade e sustentabilidade, mas depois não colocam estes conceitos em prática. Os restaurantes devem preocupar-se em ser verdadeiros e é essa verdade que procuro aqui", explica o chef, em comunicado.
Alexandre junta forças a Pedro Franca Pinto, um advogado que sempre quis ser agricultor e que vê parte desse sonho a ser realizado com a criação do Craveiral, um projeto de turismo na natureza em São Teotónio, que é simultaneamente um projeto agrícola, com uma horta de produção biológica e um pomar de 7 mil metros quadrados.
O espaço conta com 38 casas construídas em nove hectares de natureza em estado bruto.
Agora, hóspedes e não hóspedes podem usufruir do Craveiral FarmTable, um restaurante que quer, a médio prazo, produzir 70% da matéria prima utilizada. Para isso, em abril deste ano começaram as plantações dos primeiros hortícolas, estando já prevista uma estufa que permita a produção durante o inverno e um jardim de aromáticas e de flores comestíveis. Assim como a criação de galinhas, patos, gansos e coelhos. Os restantes produtos serão comprados a pequenos produtores locais, de porco alentejano, vaca, borrego, queijos, enchidos, doces, compotas e pão.
A carta vai ser de comida tradicional portuguesa, mas estamos a falar de Alexandre Silva, por isso espere tudo menos pratos aborrecidos.
Outro pormenor importante: a sustentabilidade, que passa do alojamento — que conta com materiais reciclados e com amenities como champô e sabonetes sólidos — para o restaurante, uma vez que todo o lixo orgânico vai diretamente para a compostagem e alimentação de animais.
O lançamento do Craveiral FarmTable por Alexandre Silva está previsto para o início de junho – com direito a muitas mesas ao ar livre.