A coisa começou a ser cozinhada no ano passado, quando Alexandre Silva fez do Craveiral o seu espaço de pop up para o que mais tarde veio a ser o Fogo, o restaurante que abriu em Lisboa e onde todos os pratos são feitos na brasa.

Agora, é oficial: o chef com uma estrela Michelin vai abrir neste espaço de turismo de natureza um restaurante no qual vai ser levado à letra o conceito "da horta para a mesa".

“Toda a gente fala de sazonalidade e sustentabilidade, mas depois não colocam estes conceitos em prática. Os restaurantes devem preocupar-se em ser verdadeiros e é essa verdade que procuro aqui", explica o chef, em comunicado.

Alexandre junta forças a Pedro Franca Pinto, um advogado que sempre quis ser agricultor e que vê parte desse sonho a ser realizado com a criação do Craveiral, um projeto de turismo na natureza em São Teotónio, que é simultaneamente um projeto agrícola, com uma horta de produção biológica e um pomar de 7 mil metros quadrados.

O espaço conta com 38 casas construídas em nove hectares de natureza em estado bruto.

Craveiral. O turismo rural onde há sempre estrelas no céu e pão quente na mesa
Craveiral. O turismo rural onde há sempre estrelas no céu e pão quente na mesa
Ver artigo

Agora, hóspedes e não hóspedes podem usufruir do Craveiral FarmTable, um restaurante que quer, a médio prazo, produzir 70% da matéria prima utilizada. Para isso, em abril deste ano começaram as plantações dos primeiros hortícolas, estando já prevista uma estufa que permita a produção durante o inverno e um jardim de aromáticas e de flores comestíveis. Assim como a criação de galinhas, patos, gansos e coelhos. Os restantes produtos serão comprados a pequenos produtores locais, de porco alentejano, vaca, borrego, queijos, enchidos, doces, compotas e pão.

Craveiral
São 38 casas construídas em nove hectares de natureza.

A carta vai ser de comida tradicional portuguesa, mas estamos a falar de Alexandre Silva, por isso espere tudo menos pratos aborrecidos.

Outro pormenor importante: a sustentabilidade, que passa do alojamento — que conta com materiais reciclados e com amenities como champô e sabonetes sólidos — para o restaurante, uma vez que todo o lixo orgânico vai diretamente para a compostagem e alimentação de animais.

O lançamento do Craveiral FarmTable por Alexandre Silva está previsto para o início de junho – com direito a muitas mesas ao ar livre.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.