A invasão russa à Ucrânia começou esta quinta-feira, 24 de fevereiro, depois de semanas de tensão e ameaças por parte do governo liderado por Vladimir Putin. A Ucrânia, antiga república da União Soviética, é um estado independente desde 1991.

No entanto, o território que conhecemos atualmente como Ucrânia tem sido ponto de disputa de poder ao longo de vários séculos. Em 2014, após os protestos denominados Euromaidan, que culminaram na deposição do presidente Vikor Yanukovych, as tensões entre a Ucrânia e a Rússia ressurgiram, com o apoio de Moscovo a vários territórios autoproclamados independentes (entre os quais a Crimeia, Donetsk e Luhansk).

Para melhor compreender não só os acontecimentos atuais, mas também para perceber qual a importância atual dos dois países no panorama geopolítico internacional, sugerimos quatro documentários.

"Winter On Fire- Ukraine's Fight for Freedom" (Netflix)

O documentário de 2015 relata a forma como os protestos na praça Maidan, em Kiev (que começaram em 2013 e se estenderam até ao ano seguinte), começaram por ser manifestações pacíficas e escalaram para um conflito armado. Realizado pelo israelo-americano Evgeny Afineevsky, o filme foi nomeado para o Óscar de Melhor Documentário em 2016.

"Breaking Point: The War for Democracy in Ukraine"

Apesar de se centrar nos 93 dias de protestos que aconteceram na praça Maidan, em Kiev, o documentário realizado por Mark Jonathan e Oles Sanin vai mais além, fazendo a ponte com os acontecimentos posteriores: a anexação da Crimeia por parte da Rússia e a invasão de outros territórios ucranianos. O documentário pertence ao catálogo da Apple TV +, mas não está disponível em Portugal.

"Ukraine on Fire"

"Será que estamos a assistir ao início da Guerra Fria 2.0 ?", questiona o realizador Oliver Stone no documentário lançado em 2017. O filme apresenta uma perspetiva completamente diferente dos acontecimentos de 2014, que conduziram à deposição de Vikor Yanukovych.

Guerra na Ucrânia. Depois dos bombardeamentos, tropas russas entram em Kiev
Guerra na Ucrânia. Depois dos bombardeamentos, tropas russas entram em Kiev
Ver artigo

Stone entrevista não só o então presidente deposto da Ucrânia, mas também Vladimir Putin, que acusam os Estados Unidos e também a NATO de espalharem propaganda anti-Rússia e de terem ajudado a planear o golpe de Estado. Oliver Stone tem manifestado, ao longo dos anos, uma opinião crítica em relação à estratégia norte-americana no que toca a conflitos internacionais.

"Ukraine on Fire" pertence ao catálogo da Amazon Prime, mas não está disponível em Portugal.

"Agents of Chaos" (HBO Portugal)

Esta terça-feira, 22 de fevereiro, mesmo antes de começarem os ataques russos à Ucrânia, Donald Trump tecia largos elogios a Vladimir Putin, classificando-o como "muito inteligente" e dizendo que a invasão faria do líder russo "um pacificador". O ex-presidente norte-americano sempre manteve uma relação próxima com o líder russo, que diz "conhecer muito, muito bem".

"Agents of Chaos" não está diretamente relacionado com o atual conflito que se vive na antiga república da União Soviética, mas analisa a alegada interferência da Rússia nas eleições norte-americanas de 2016 que elegeram Donald Trump, através de ciberataques e difusão de desinformação.